Camila Vieira
da Redação
Ele é histérico e não poupa xingamentos, mas arrebata bons índices de audiência. O chef britânico Gordon Ramsay é o pivô do sucesso do reality-show Hell's Kitchen, exibido todas as quintas, às 21h30, no GNT
09/02/2007 01:09

Com seu temperamento explosivo, o chef britânico Gordon Ramsay comanda qualquer restaurante como se fosse um general. No preparo de refinados pratos, seus ajudantes precisam seguir à risca duas regras básicas: rapidez e perfeição. Com os chefs aprendizes do reality-show Hell's Kitchen, o tratamento não poderia ser diferente. Se alguém comete algum deslize, Gordon desata a gritar, a xingar e até a cuspir as comidas que reprova. O próprio título da série traduz bem a atmosfera do programa: é a "cozinha do inferno".
No último episódio da segunda temporada de Hell's Kitchen - exibido pelo canal GNT, restam apenas as aspirantes a chef Virginia e Heather que conseguiram superar os 12 participantes iniciais do programa. Elas competem por uma vaga num luxuoso restaurante de um resort milionário. Para chegar à final, foi preciso ouvir muita bronca do chef Ramsay, que seleciona quem deve sair do programa e quem vence.
Sucesso de audiência tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, o reality-show inicia sempre com dois times de participantes - um feminino e outro masculino - que precisam atender às demandas do restaurante Hell's Kitchen, construído especialmente para o programa. Resumindo: a cada episódio, eles devem criar cardápios criativos, preparar bons pratos da maneira mais rápida possível - para que nenhum cliente se sinta insatisfeito - e o que é pior: agüentar as constantes reprovações do chef Gordon Ramsay.
Reconhecido mundialmente pelo excelente trabalho como chef da alta cozinha londrina, Ramsay não poupa os participantes de comentários que deixam qualquer um com baixa auto-estima. "Quem vocês pensam que são? Um bando de cozinheiros de fast-food?", esbravejou no sétimo episódio. Indignado com o lento serviço dos participantes, Ramsay chama o restaurante de "Cozinha dos Jumentos", joga os aventais e diz: "Chega! Não aguento mais! Vocês não prestam!"
A prova mais difícil exigiu dos competidores um paladar apurado. O chef Ramsay convidou todos a sentar numa mesa repleta de pratos aparentemente refinados. Os participantes nem imaginavam que, em vez de fondue, caviar e patê, comiam apenas pasta de queijo, massa de salsichas e ova normal de peixe. Todos acharam os quitutes deliciosos e ninguém conseguiu adivinhar que os pratos eram falsos. "O paladar de vocês é igual ao traseiro de vacas", xingou Ramsay.
Apesar da personalidade nada agradável, Ramsay também não deixa de elogiar os competidores que o surpreendem. É o caso de Virginia e Heather que, em vários momentos, receberam a aprovação do chef. "De longe, você foi a melhor chef da noite. Bom trabalho!", disse Ramsey a Heather, no oitavo episódio. O já eliminado Keith chegou até a criar seu primeiro prato, que satisfez até os visitantes do restaurante. "Parabéns por inventar um prato tão popular entre os clientes", comentou Ramsay.
Para quem aprecia o método do chef, ele também comanda dois outros reality-shows que ainda não chegaram à televisão brasileira. Sem previsão de estréia no Brasil, o Gordon Ramsay's Kitchen Nightmares mostra o chef em visita a restaurantes fracassados, com dívidas altas, comida ruim e péssimo atendimento. Em seis dias, o desafio de Ramsay é mudar toda a estrutura do local, visando o lucro e a qualidade. Já The F... Word - que tem estréia prevista para o dia 22 no GNT - mostra o chef em passeio pela cozinha de seu restaurante com convidados famosos.
SERVIÇO
Hell's Kitchen - Reality-show com o chef Gordon Ramsay. Quinta, às 21h30, no GNT (canal 41: Net/Sky). Reprise no sábado, às 19h.
OS APRESENTADORES MAIS ODIADOS DA TV
Além do chef Gordon Ramsay, a televisão abriga um celeiro de apresentadores nada agradáveis. Confira abaixo mais cinco apresentadores que costumam despertar o ódio dos telespectadores.
ROBERTO JUSTUS
Com sua postura diplomática, o empresário Roberto Justus disfarça o teor autoritário que mantém com os participantes do programa O Aprendiz. O apresentador não suporta qualquer erro e chega a ser rude com os competidores. Rede Record (a quarta temporada estréia dia 8 de maio, terças e quintas, às 22h30).
SIMON COWEL
O jurado do reality-show American Idol não perde a chance de classificar de "incompetentes" os aspirantes a cantores. Ele xinga e até zomba dos candidatos, principalmente nos primeiros dias de testes. Quarta e quinta, às 20h, no Sony.
DAVE NAVARRO
Tudo bem que os participantes de Rockstar: Supernova são bem fraquinhos, mas nada justifica a contradição do jurado guitarrista em detonar os candidatos e depois dizer que eles tem potencial para melhorar. Sábado, às 17h, no People & Arts.
MISS J
No reality-show America's Next Top Model, esse instrutor de passarela pega pesado com as modelos concorrentes. Não é difícil ouvir da boca dele: "Você é um desastre!". Terça, às 19h, no Sony.
TIM GUNN
Esse adora ver todo mundo em saia justa. O professor da escola de moda de Project Runway visita os estilistas de última hora e sai de perto se alguém não deixar pronto suas roupas no prazo certo. Quinta, às 20h, no People & Arts.