Publicidade

Jornal O POVO Leia o Jornal de Hoje


Vida & Arte

LANÇAMENTO

Três dedos de literatura

Em parceria com as Edições UFC, a Imprensa Universitária lança hoje, às 19h30, na livraria Livro Técnico, os três primeiros títulos da Coleção Literatura Hoje. Túlio Monteiro, Carlos Emílio Corrêa Lima e Natalício Barroso são os autores cearenses escolhidos


Diminuir a fonte do texto Aumentar a fonte do texto

16/01/2007 23:07

TÚLIO Monteiro, Natalício Barroso e Carlos Emílio Correia Lima lançam livros pela Coleção Literatura Hoje, na Livro Técnico da Dom Luiz/FOTO FCO FONTENELE
TÚLIO Monteiro, Natalício Barroso e Carlos Emílio Correia Lima lançam livros pela Coleção Literatura Hoje, na Livro Técnico da Dom Luiz/FOTO FCO FONTENELE

Ao reler Vidas Secas, de Graciliano Ramos, o escritor cearense Túlio Monteiro decidiu, por brincadeira, propor um novo final. Em sonho, Túlio se encontra com o célebre autor e lhe propõe outro desfecho para o romance. Esse é o ponto de partida da crônica Dois Dedos de Prosa com Graciliano Ramos, que rendeu a Túlio Monteiro o 2º Prêmio Ideal Clube de Literatura, na categoria Melhor Trabalho Inédito, em 99. O título do texto dá nome ao novo livro de Túlio, que será lançado hoje, às 19h30, na livraria Livro Técnico. A publicação faz parte do novo projeto da Imprensa Universitária, a Coleção Literatura Hoje, que também lança hoje mais dois livros de autores cearenses: O Romance que Explodiu, de Carlos Emílio Corrêa Lima, e A Vida Amorosa de Marco Polo, de Natalício Barroso.

Com 29 narrativas, o livro de Túlio Monteiro não só dialoga com a prosa de Graciliano Ramos, como também versa sobre a história de Fortaleza, como nos contos Uma Noite em Fortaleza Descalça, Os Corvos da Última Sessão e Para Relembrar o Benfica de Moreira Campos, como também aborda dramas sociais urbanos, como em Rua Verdadeira. "São contos que variam muito de temas. Alguns são inspirados em literatura fantástica; outros são mais históricos, sobre a cidade de Fortaleza. Alguns são carregados do humorismo cearense", comenta Túlio. Os textos de Dois Dedos de Prosa com Graciliano Ramos começaram a ser elaborados em 99, quando Túlio fazia curso de especialização em Investigação Literária na UFC. "Nessa época, já começava a brincar de escrever", diz.

Já O Romance que Explodiu traz 53 contos - sendo 20 inéditos - de Carlos Emílio Corrêa Lima, entre eles, dois já foram publicados no jornal O POVO, Garrafa Térmica Escondida e A Encenação Desviante do Teatro Cósmico do Demiurgo. Desde 1986, Carlos Emílio tenta publicar o livro, mas nunca encontrava oportunidade. "Sou uma pessoa de fluxos. O próprio título - O Romance que Explodiu - indica que os contos envolvem mitos e literatura fantástica. Não há um conto em que o leitor descubra qualquer naturalismo, mas sim mitos criacionais, como o Gênesis bíblico e o livro sumeriano Gilga Mesh", explica Carlos Emílio. O centro do livro abriga o conto que dá título à obra. O texto é dividido em capítulos nomeados por letras do alfabeto. "A letra H é o centro geométrico do livro. É como se a humanidade tivesse perdido sua relação com as origens. Há essa explosão, que nos desuniu das nossas fontes originais", acrescenta o escritor, que acaba de publicar O Romance Inédito e Esquecido de Jorge Amado na Voz da Velha e Negra Senhora, pela internet no site Cronópios (www.cronopios.com.br). "A vantagem da internet é que a distribuição acaba sendo mundial. Mas vejo que ter livro e publicar na internet são duas mãos que se complementam. É uma moeda de dois lados", diz o escritor.

Nas novelas de A Vida Amorosa de Marco Polo, o escritor Natalício Barroso procura ficcionalizar em torno de acontecimentos históricos. É o caso do texto que nomeia o livro e narra a vida amorosa de Marco Polo, "o primeiro europeu a pisar na China no século XIII". "Quando comecei a ler sobre Marco Polo, notei que não havia registro de mulheres na vida dele. Aproveitei o mote para imaginá-lo com seus relacionamentos amorosos. No entanto, todo o percurso que descrevo no livro foi realmente documentado", afirma Natalício. A novela Aníbal Barca fala da vida e da morte do "primeiro general a abandonar o Mediterrâneo para, escalando os Alpes com seus soldados, invadir Romam pelo continente europeu".

De acordo com o editor da Coleção Literatura Hoje, Luiz Falcão, o projeto da Imprensa Universitária procura estimular a publicação de títulos novos da literatura cearense. "Além dos escritores locais terem a oportunidade de ver suas obras registradas, é uma forma de lhes dar visibilidade em relação às editoras comerciais tradicionais", afirma Falcão. Em parceria com as Edições UFC, a Imprensa Universitária lança até o final do ano mais três títulos da coleção.


SERVIÇO
Coleção Literatura Hoje - Lançamento dos livros Dois Dedos de Prosa com Graciliano Ramos, de Túlio Monteiro; O Romance que Explodiu, de Carlos Emílio Corrêa Lima; e A Vida Amorosa de Marco Polo, de Natalício Barroso. Hoje, às 19h30, na Livraria Livro Técnico (av. Dom Luiz, 851 - próximo à Praça Portugal). Preço: R$ 20,00 (os livros de Natalício e Túlio) e R$ 25,00 (o de Carlos Emílio).


Comente esta Notícia

Clique aqui para comentar



Adicionar O POVO como Página Inicial · Adicionar O POVO aos Favoritos · Política de privacidade · Assine · Publicidade · Contato