Publicidade

Jornal O POVO Leia o Jornal de Hoje


Política

FUNASA

Lula fala com manifestantes da Funasa


Diminuir a fonte do texto Aumentar a fonte do texto Indique esta notícia  Imprima esta notícia

04/07/2008 01:02

Para esfriar os ânimos de um grupo de manifestantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ontem apoiar o aumento salarial reivindicado pelos servidores.

Lula surpreendeu os funcionários que, no início da tarde, faziam manifestação na Esplanada dos Ministérios. O presidente se aproximou do grupo, ouviu as reivindicações e prometeu trabalhar pela aprovação no Congresso de uma emenda que estende a 5 mil servidores a Gratificação de Atividade de Combate a Endemias (Gacen), no valor de R$ 590 mensais.

Medida provisória editada pelo governo garante o benefício a guardas de endemias e a agentes de saúde pública, mas os funcionários querem que todos os trabalhadores na área recebam a gratificação, o que incluiria laboratoristas e visitadores sanitários. Se a emenda for aprovada, os beneficiados passarão de 22 mil para 27 mil.

Durante a visita do presidente a uma exposição de tratores e outros equipamentos agrícolas que serão vendidos com créditos especiais a produtores da agricultura familiar, os funcionários da Funasa concentraram o protesto nas grades de ferro que garantiam o isolamento da área onde estava Lula. Antes de atravessar a rua para participar de uma solenidade no Museu Nacional, o presidente decidiu se aproximar dos manifestantes.

Por aproximadamente 10 minutos e cercado por seguranças, Lula conversou com os servidores da fundação.

"O presidente perguntou qual era o problema. Nós explicamos e ele disse que vai falar com o deputado Geraldo Magela (PT-DF), relator da medida provisória na Câmara, e que pedirá esforço para aprovação da emenda que amplia a gratificação", disse um dos diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsef), Carlos Henrique Bessa Ferreira. (das agências)


Compartilhe esta Notícia o que é isso?

  • Linkar esta matéria ao Delicious
  • Linkar esta matéria ao Menéame
  • Linkar esta matéria ao Technorati
  • Linkar esta matéria ao My Yahoo
  • Linkar esta matéria ao Bookmarks
  • Linkar esta matéria ao Rec6

Comentários



Adicionar O POVO como Página Inicial · Adicionar O POVO aos Favoritos · Política de privacidade · Assine · Publicidade · Contato