Ir para a página sobre a Publicidade

O POVO Online

Política

EMERGÊNCIA

Helicóptero dá susto no governador

Veículo que transportava o governador Cid Gomes e assessores teve de fazer pouso de emergência no Interior do Estado. Não houve vítimas. Uma ave que teria colidido com a hélice traseira da aeronave teria sido a causa do pouso forçado

Déborah Vanessa
especial para O POVO
Vicente Gioielli
da Redação

29 Nov 2007 - 00h31min

A+ A- Mudar tamanho

(www.miseria.com.br)
O governador Cid Gomes (PSB) tomou um susto no início da tarde de ontem. O helicóptero com o qual realizava um vôo de reconhecimento sobre as obras da Transnordestina teve que fazer um pouso de emergência entre as cidades de Abaiara (498,8 km de Fortaleza) e Milagres (473,8 km de Fortaleza). Após alguns minutos de vôo, trepidações intensas na aeronave forçaram o piloto a descer em uma fazenda na região. Segundo a empresa TAF, dona do helicóptero, a colisão com uma ave pode ter gerado um pequeno abalo, justificando a ação do piloto. Além do governador, estavam no helicóptero Arialdo Pinho, chefe da Casa Civil, Coronel Bezerra, chefe da Casa Militar, Luiz Viana, assessor de comunicação, e o presidente da Companhia Ferroviária Nacional (CFN), Tufi Taher. Ninguém se feriu.

O que era para ser apenas um vôo de rotina se tornou uma verdadeira aventura para o governador Cid Gomes. Pouco menos de uma hora depois que levantou vôo da cidade de Porteiras (520,8 km de Fortaleza), o helicóptero, de prefixo PT-HYS, começou a balançar no ar, assustando a todos os passageiros. O piloto, George Menezes, então, por segurança, decidiu pousar a aeronave em um descampado próximo. Segundo ele, a orientação da empresa é que em situações como essa se procure fazer o pouso o quanto antes. "Foi um pouso tranqüilo", destacou.

O gerente comercial da empresa TAF Linhas Aéreas S/A, Jurandir Pessoa, informou, no entanto, que uma ave pode ter se chocado contra a hélice traseira do helicóptero. "Isso pode ter acontecido e é normal até. Nessas situações os pilotos são orientados a descer e avaliar os danos. Já enviamos uma equipe para fazer o reparo para o helicóptero poder voltar para Fortaleza", destacava, ontem à tarde.

Surpresa
Após descer da aeronave, o governador Cid Gomes passou por situações inusitadas. Segundo relatos das pessoas que estiveram no local, Cid foi ajudado por agricultores a pular uma cerca da fazenda e ir para a estrada próxima. Naquele momento estava passando uma caminhonete D-20 vermelha com carregamento de capim. Ele e seus assessores pediram para que o carro parasse e lhes desse uma carona até a Churrascaria Abaiara, no distrito de Café da Linha. O motorista, Antônio Carlos Belém Araújo, 39, em princípio não reconheceu o governador. "Só fui saber que era ele depois, quando fui abastecer o carro e me falaram", afirmou em entrevista exclusiva ao O POVO. Segundo Antônio, após dar a carona, os assessores do governador lhe deram R$ 20 pela ajuda. "Eu não queria, mas eles insistiram", destacou.

Ao chegar na churrascaria, Cid pegou de surpresa os que estavam por ali. Segundo o gerente do estabelecimento, José Mauro Pedrosa, Cid cumprimentou a todos e ficou cerca de 30 minutos aguardando o carro de apoio. "Ele (governador) aparentava estar calmo", disse Pedrosa. Após chegar o apoio, Cid seguiu para Juazeiro do Norte, onde outro helicóptero o esperava para lhe transportar para Fortaleza. (colaborou Amaury Alencar)


EMAIS

O Blog Política do O POVO foi o primeiro meio de comunicação a dar a notícia sobre o pouso de emergência do helicóptero que transportava o governador Cid Gomes. Com isso, o Blog recebeu mais de quatro mil acessos ontem - marca atingida pela última vez apenas em julho passado - e pautou o restante da imprensa cearense. Para acessar, digite: blog.opovo.com.br/politica

O prefeito de Abaiara, José Moreira Sampaio (Zezinho), soube do acidente com o governador Cid Gomes (PSB) através do Blog O POVO. “Eu vi no Blog e enviei meus assessores lá para prestar algum tipo de socorro”, disse Zezinho. O pouso ocorreu em uma área entre Abaiara, Milagres e Missão Velha. O Blog pode ser acessado em blog.opovo.com.br/politica


O pouso

1 - O helicóptero com a comitiva do governador Cid Gomes levanta vôo na cidade de Porteiras (a 520,8 Km de Fortaleza).

2 - Durante o vôo, aeronave começa a apresentar trepidações. Segundo informações da TAF, uma ave teria colidido com a hélice traseira do helicóptero.

3 - O piloto opta por pouso de emergência em fazenda de cana de açúcar próximo ao município de Abaiara.

4 - Cid Gomes pega carona com agricultor até uma churrascaria próxima ao local da descida forçada do helicóptero, onde aguarda por carros da Casa Militar.

Dê sua nota clicando nas estrelas

Leia mais sobre esse assunto

Espaço dos leitores:

Comentar esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Sua cidade:

Comentário:

Importante: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as conseqüências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.

Botao para a página sobre a Publicidade

Indique esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome do destinatário:

E-mail do destinatário:

Enquete

Em que época deve ser feita a reposição das aulas do período de greve?

Nas férias de julho

No fim do ano

Com horas extras na semana

Ir para a página sobre a Publicidade

Charge

Ir para a página sobre a Publicidade

© 2008 O POVO - Todos os direitos reservados