Guálter George
Editor-executivo do núcleo de Conjuntura
22/05/2007 02:06
As pautas de domingo nascem durante reunião semanal da editoria de Política, quando editores e repórteres param por cerca de uma hora para uma análise do que foi feito no período de sete dias pra trás e tentam projetar os sete dias pra frente. Foi assim, exatamente, que nasceu a idéia de recolocarmos em discussão a temática da pistolagem a partir de sua interferência na atividade política.
Sem fato novo, sem que um evento episódico, àquela altura, nos motivasse a trazer o assunto de volta à tona. Nesta perspectiva é que a pauta viria a ser tratada até a sexta-feira, dia 18, quando, pela manhã, nos chegou a notícia do assassinato de Francisco Paixão de Castro, uma das principais testemunhas do caso João Jaime Ferreira Gomes, exatamente um dos que escolhêramos para atualizar.
A involuntária factualidade que o material criara obrigou a um rápido reposicionamento da pauta. Por um lado, ela esquentara. Por outro, precisávamos discutir a clara demonstração de que tratar do assunto ainda representa um risco que seria necessário calcular, em nome da segurança de todos. Jornalistas e fontes.
Feita a nova discussão, acertamos a abordagem que está nas três últimas edições do O POVO. Em textos assinados pelo repórter Vicente Gioielli, um paulista que já se pega dizendo "vixe", vez em quando, apresentamos um sereno material. A série tem aquilo que definimos que teria, ou seja, apresenta um material enxuto, objetivo, analítico e histórico.
A repercussão das matérias, através de manifestações no Blog Política ou em contatos diretos de pessoas diversas com a Redação, demonstra que acertamos na escolha. O que reforça, pra nós, a convicção de que o caminho a seguir sugere a fuga dos debates que nascem por interesse de "a", "b" ou "c", muitas vezes fundamentados em factóides não legitimados pela vontade popular.
Mesmo que fique a sensação de que há muito por melhorar para que cheguemos ao aceitável no campo do enfrentamento à chaga da pistolagem, resta-nos o conforto de ver o jornal no pleno atendimento ao seu papel. Até a próxima pauta.
Leia mais sobre esse assunto