Em seu primeiro encontro com o governador Cid Gomes, Luizianne Lins acertou que o empreendimento "Costa Oeste" - alvo de disputa entre o município e o estado durante a gestão de Lúcio Alcântara - passa para a responsabilidade da Prefeitura
02/03/2007 02:02
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), se reuniu no começo da tarde de ontem com o governador do Estado, Cid Gomes (PSB), no Palácio Iracema, onde protagonizaram o primeiro encontro oficial dos dois gestores desde que Cid assumiu o executivo estadual - em 1º de janeiro. A conversa serviu para Luizianne firmar promessas feitas durante o período de campanha eleitoral, no ano passado, quando a prefeita e o então candidato ao governo negociavam aliança eleitoral e possíveis parcerias.
A tônica da reunião foi de destravamento de alguns projetos que foram alvos de disputas judiciais, políticas e ambientais, sobretudo por conta da má relação entre Luizianne e o ex-governador Lúcio Alcântara (PSDB). Um dos projetos cujo impasse terá um fim, segundo anunciou a prefeita à imprensa na saída do encontro, se trata do polêmico empreendimento "Costa Oeste" - obra iniciada pelo Governo Lúcio na região entre o Pirambu e a Barra do Ceará e que foi alvo de forte disputa judicial entre Município e Estado.
Segundo a prefeita, as obras serão "imediatamente" retomadas e o projeto, rebatizado como "Vila do Mar". "O governo do Estado vai continuar responsável pelas moradias - negociação que a gente tentou fazer no ano passado. Nós vamos fazer o projeto de acordo com o que a prefeitura acredita que deva ser a ocupação daquele lugar. Ou seja, o povo tem direito àquele espaço, que não vai virar mais um espaço de especulação imobiliária", afirmou Luizianne.
Outra polêmica disputa, também resolvida no encontro de ontem, foi o impasse entre Luizianne e Lúcio acerca do prédio da Reffsa, encravado no Centro da cidade. A Prefeitura almejava fazer o Museu da Cidade e o Governo queria construir uma parte de seu Centro Administrativo e o Centro Cultural do Banco do Brasil. A disputa foi resolvida, mais uma vez, a favor do Município.
Outros dois temas também mencionados no encontro foram o acordo para a despoluição das lagoas da Cidade e o convênio de cooperação técnica entre Prefeitura e Estado, que permite a cessão de servidores de um órgão para outro. Ao final da entrevista, Luizianne garantiu que esses encontros deverão ser "sistemáticos" no que diz respeito ao diálogo sobre a Cidade.