Jornal O POVO Leia o Jornal de Hoje


Política

Forças Armadas definidas


Diminuir a fonte do texto Aumentar a fonte do texto

17/02/2007 01:34


O presidente Lula decidiu usar o critério da antiguidade para escolher os três novos comandantes Militares. Na Marinha assumirá o almirante Júlio Soares de Moura Neto, atual chefe do Estado-Maior da Armada. No Exército, o general Enzo Martins Perri, chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) e na Aeronáutica, o brigadeiro Juniti Saito, chefe do Estado-Maior da Força Aérea. Na próxima quarta-feira, às 14 horas, o presidente Lula conversará com os novos comandantes, ao lado do ministro da Defesa, Waldir Pires, e os atuais chefe militares.

As nomeações agradaram os oficiais das três forças. "A preservação da antiguidade é sempre bem-vinda, porque ninguém reclama", comentou um oficial-general, ao explicar que mesmo no caso da indicação do general Enzo para o Exército, que poderia parecer uma surpresa, não houve nenhum questionamento e nem descontentamento. A "bolsa de apostas" indicava o nome do general Renato César Tibau, atual chefe do Estado-Maior do Exército. Ao contrário, houve elogios à atitude do presidente Lula, de respeitar uma tradição das Forças Armadas, onde a indicação por antiguidade é o normal.

A decisão agradou a maioria da Força Aérea, que estava rachada por causa da disputa que se instalou desde que o atual comandante da FAB, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, se articulou para tentar garantir a sucessão ao brigadeiro Paulo Roberto Rohrig Britto, quarto na lista de antiguidade.

A indicação do brigadeiro Saito tranqüilizou a maioria da FAB, que espera, com um novo estilo do comando, superar a crise que se instalou na força, e particularmente na área do controle do tráfego aéreo, desde quando houve o acidente da Gol e os problemas da Aeronáutica passaram a freqüentar as páginas dos jornais. (da Agência Estado)

Leia mais sobre esse assunto


Comente esta Notícia

Clique aqui para comentar



Adicionar O POVO como Página Inicial · Adicionar O POVO aos Favoritos · Política de privacidade · Assine · Publicidade · Contato

Publicidade