Publicidade

Jornal O POVO Leia o Jornal de Hoje


Jornal do Leitor

Terezinha Saavedra

Estímulo à leitura

Terezinha Saavedra


Diminuir a fonte do texto Aumentar a fonte do texto Indique esta notícia  Imprima esta notícia

28/06/2008 00:24

Comunicar-se bem é um dos quesitos essenciais para o sucesso, seja na vida escolar, profissional, seja pessoal. O incentivo à leitura é fundamental para desenvolver essa habilidade. Desse modo, o colégio e a família, alicerces da educação, têm papel relevante nesse processo.

O convívio com os textos deve fazer parte do cotidiano dos jovens, a fim de que a criatividade, o nível vocabular e, principalmente, a reflexão crítica sobre a realidade sejam incutidos na cabeça do leitor.

No Brasil, há uma tendência de valorização da leitura por parte das instituições de ensino superior. As provas de Língua Portuguesa dos vestibulares cobram, na maioria das questões, conhecimentos interpretativos dos pré-universitários. Assim, saber todas as regras da gramática, sem compreender o que está escrito, não é suficiente para ser aprovado.

Portanto, é imprescindível o estímulo à leitura para expressar-se da melhor maneira possível, já que a capacidade de construir conhecimento é fundamental aos novos profissionais, pois apenas repetir idéias não os distinguirá dos demais. Para isso, uma reforma educacional que aumentasse a média de livros lidos ao ano e mudasse, em parte, a abordagem das avaliações escolares faria com que, em longo prazo, a transformação da mentalidade do brasileiro fosse perceptível não só no País como também no mundo inteiro.

Terezinha Saavedra - ALUNA da 3ª 1ª - Colégio 7 de Setembro


Compartilhe esta Notícia o que é isso?

  • Linkar esta matéria ao Delicious
  • Linkar esta matéria ao Menéame
  • Linkar esta matéria ao Technorati
  • Linkar esta matéria ao My Yahoo
  • Linkar esta matéria ao Bookmarks
  • Linkar esta matéria ao Rec6

Comentários

Muito bem, Terezinha Em Maracanaú faço esse incentivo hà 12 anos. Continue defendendo a leitura.

JOÃO TELES

Este comentário é inapropriado? Denuncie.



Adicionar O POVO como Página Inicial · Adicionar O POVO aos Favoritos · Política de privacidade · Assine · Publicidade · Contato