Ir para a página sobre a Publicidade

O POVO Online

Mundo

FERROVIAS

Trem-bala Eurostar "encurta" distância entre Paris e Londres


05 Set 2007 - 01h18min

A+ A- Mudar tamanho

O Eurostar chega à estação de São Pancrácio, na Zona Norte de Londres (Foto: Carl de Sousa/AFP)
O Eurostar "encurtou" ainda mais a distância entre as capitais francesa e britânica, começando a interligar as duas cidades em um tempo recorde de duas horas, três minutos e 39 segundos, passando pelo Eurotúnel, sob o canal da Mancha, entrando definitivamente a Grã-Bretanha na era do trem-bala. A composição inaugural, que saiu da Gare du Nord, em Paris, às 8h44min, hora de Greenwich (5h44min de Brasília), parou 492 quilômetros mais longe, na estação de São Pancrácio, na Zona Norte de Londres, às 10h47min de Greenwich (7h47min da capital brasileira).

O trem cinza e amarelo, com 400 funcionários e jornalistas a bordo, foi recebido em terra britânica por uma banda de 10 músicos, todos vestidos de preto. Para bater o recorde, o Eurostar percorreu pela primeira vez em sua totalidade a linha de alta velocidade britânica, chamada de High Speed 1, com 109 quilômetros no total, e cujo segundo e último trecho de 39 quilômetros acaba de ser construído entre a Zona Sudeste de Londres e São Pancrácio.

Essa estação de tijolos vermelhos do século XIX e em estilo gótico, cenário dos filmes de Harry Potter, será o novo terminal londrino do Eurostar a partir de 14 de novembro, no lugar da gare de Waterloo. A uma velocidade máxima de 300 quilômetros por hora, o Eurostar colocará Londres a duas horas e 15 minutos de Paris, uma hora e 51 minutos de Bruxelas e uma hora e 20 minutos de Lille, 20 minutos a menos que o tempo do trajeto atual.

O presidente do Eurostar e diretor-geral da estatal ferroviária francesa SNCF, Guillaume Pepy, comemorou "este dia histórico", lembrando que "há 15 anos a viagem entre Londres e Paris durava a metade de um dia". Agora, é possível fazer ida e volta no mesmo intervalo de tempo, e a viagem entre as duas capitais é comparável a Paris-Lyon ou Paris-Estrasburgo no Trem de Grande Velocidade (TGV), segundo observou.

"Paris e Londres são irmãs gêmeas um pouco afastadas", segundo acrescentou Pepy. Já o diretor-geral do Eurostar, Richard Brown, declarou que a nova composição "demonstra que o trem de alta velocidade é o meio de transporte mais rápido entre o Continente e a Grã-Bretanha".

O Eurostar é administrado em conjunto pela SNCF, a belga SNCB e britânica Eurostar UK. O terminal de São Pancrácio oferecerá serviços melhores tendo controles mais rápidos, pontualidade e conexões para outros transportes britânicos. A conclusão da linha High Speed 1 e o remanejamento para São Pancrácio custaram 5,8 bilhões de libras (8,6 bilhões de euros). No próximo ano, é esperado aumento do tráfego em 10% e talvez de 20% a 30% em 2009. (das agências de notícias)

Dê sua nota clicando nas estrelas

Espaço dos leitores:

Comentar esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Sua cidade:

Comentário:

Importante: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as conseqüências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.

Botao para a página sobre a Publicidade

Indique esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome do destinatário:

E-mail do destinatário:

Ir para a página sobre a Publicidade

Charge

Ir para a página sobre a Publicidade

© 2008 O POVO - Todos os direitos reservados