Publicidade

Jornal O POVO Leia o Jornal de Hoje


Fortaleza

PRAIA DE IRACEMA

Prazo para término das obras será revisto


Diminuir a fonte do texto Aumentar a fonte do texto Indique esta notícia  Imprima esta notícia

16/05/2008 00:29

Pedestres e coopistas precisam desviar das obras do calçadão(Foto: TALITA ROCHA)
Clique para ampliar foto
Pedestres e coopistas precisam desviar das obras do calçadão(Foto: TALITA ROCHA)

Quem vem caminhando ou praticando cooper tem que dar uma paradinha para desviar dos montes de areia e pedras. Ou corta pelo aterro ou dispusta o espaço do meio-fio com os carros. As placas pedem desculpa pelo transtorno, que promete ser momentâneo. As obras de renovação e ampliação do calçadão da Praia de Iracema é parte do Macroprojeto de Requalificação da Praia de Iracema, desenvolvido pela Prefeitura.

As obras começaram em fevereiro e deveriam estar concluídas em agosto, segundo a coordenadora do projeto, Lia Parente. Mas com as chuvas, o cronograma está sendo revisto e ainda não há um novo prazo. O projeto prevê que o calçadão se alongue até o Poço da Draga, interligando-se com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Também será construída uma ciclovia e um boulevard na altura da rua Almirante Tamandaré. Serão investidos no projeto R$ 5 milhões, recursos provenientes do Município, do Governo do Estado e do Ministério do Turismo.

Por enquanto, o que há é concreto e planejamento. "Cada vez vai ficando mais bonito, estou gostando de ver", aprova o pizzaiolo Robério Silva, que passa pelo calçadão todo dia em direção ao trabalho. A turista baiana Lea Almeida puxa pela memória a última vez em que viu o calçadão, em 2000. "Lembro que era feio (o calçadão). Fortaleza não tem uma orla bonita." E com a obra? Será que vai ficar? "Vamos esperar terminar para ver se fica."

O funcionário público Regis Vale, caminhando pelo calçadão, desvia das obras pelo asfalto. "Essa obra é a chamada sonrisal: daqui para setembro, vai estar tudo quebrado. A Prefeitura está fazendo isso porque é época de eleição", dispara.

A coordenadora do projeto afirma que várias obras serão licitadas até o fim do ano, mas que ainda não há um cronograma. "É um processo que deve ter continuidade", diz, referindo-se à requalificação do bairro.

Prédios
As obras do calçadão da Praia de Iracema acontecem junto a outras atividades previstas no projeto. A Prefeitura deve assinar, em breve, ordem de serviço para a recuperação do Estoril, histórico reduto de boêmios. A assinatura seria realizada na quarta-feira, 14, mas foi suspenso porque a prefeita Luizianne Lins não pôde comparecer. Serão investidos no restauro R$ 250 mil e a previsão é que o prédio seja aberto ao público em 5 meses após a assinatura da ordem de serviço. O local também vai abrigar o Museu do Forró.

Outro prédio que será restaurado, localizado próximo ao Largo do Mincharia, abrigará o Instituto Cultural Iracema, que deverá servir, conforme Lia Parente, como um "quartel-general" da região. O instituto será responsável por articular parcerias entre segmentos diversos em prol do desenvolvimento do bairro e pela manutenção e gestão dos equipamentos, como os museus do Olhar e do Forró - este deve funcionar no Estoril.

E-MAIS

Volta ao passado

Quando concluído, o calçadão da Praia de Iracema vai desembocar num passado revitalizado. O Pavilhão Atlântico, antigo café, será restaurado para retomar as características e a função antigas. A construção do século 20, como explica a coordenadora do projeto, Lia Parente, era freqüentado por quem aguardava os navios e os trens que partiam da Ponte Metálica (não a dos Ingleses, que também é chamada assim. É a que fica no Poço da Draga). Atualmente, abriga a associação de moradores do Poço da Draga e teve outras construções agregadas, o que descaracterizou o prédio. Antes de se instalar naquele local, o Pavilhão Atlântico era um coreto localizado na antiga praça Marquês de Herval (hoje praça José de Alencar).

Leia mais sobre esse assunto


Compartilhe esta Notícia o que é isso?

  • Linkar esta matéria ao Delicious
  • Linkar esta matéria ao Menéame
  • Linkar esta matéria ao Technorati
  • Linkar esta matéria ao My Yahoo
  • Linkar esta matéria ao Bookmarks
  • Linkar esta matéria ao Rec6

Comentários

Como assim "a prefeita não pôde comparecer para assinar a ordem de serviço para a recuperação do Estoril"?! E não teve o outro dia, e o outro dia, e a próxima semana?! Algo de muito estranho está acontecendo. Só o repórter da matéria que não percebe. Em ano eleitoral, a Luizianne iria deixar de tocar uma obra como essa? Só tolo crer nisso. Vamos trabalhar, gente! Os leitores têm direito de saber o que aconteceu.

antônio sinfrônio

Este comentário é inapropriado? Denuncie.



Adicionar O POVO como Página Inicial · Adicionar O POVO aos Favoritos · Política de privacidade · Assine · Publicidade · Contato