Fortaleza
PELO BRASIL
Repercussão nos principais jornais do País
Em todas as regiões do Brasil, os grandes jornais e portais de notícias do País noticiaram a morte do presidente do O POVO, Demócrito Rocha Dummar. O Zero Hora, de Porto Alegre, citou a "liberdade e a ponderação" como características marcantes
Thiago Cafardo
da Redação
26 Abr 2008 - 16h09min
O jornal Folha de S.Paulo, em matéria assinada pela jornalista Kamila Fernandes, ressaltou a história de Demócrito Dummar à frente do Grupo de Comunicação O POVO e seu trabalho como presidente do jornal, cargo que assumiu em 1985. A Folha citou ainda uma declaração de Demócrito publicada no caderno comemorativo dos 80 anos do O POVO, onde ele disse que já havia passado por todos os setores da empresa, "da impressão ao novo jornalismo".
A Folha de S. Paulo destacou ainda uma declaração do jornalista Fábio Campos, colunista do O POVO. "Era uma relação talvez única na imprensa brasileira, pois ele interagia cotidianamente não só com a chefia mas com toda a Redação", disse Fábio Campos ao jornal paulista. Já O Estado de S. Paulo ressaltou o papel de Demócrito Dummar como membro da Associação Nacional dos Jornais (ANJ).
Os maiores portais de notícias do Brasil (UOL, Último Segundo e G1) também destacaram a morte de Demócrito Dummar, assim como o site do tradicional programa Observatório da Imprensa (www.observatoriodaimprensa.com.br). Na manhã de sábado, a TV Assembléia, do Ceará, transmitiu a reprise do programa quando Demócrito foi homenageado pela Assembléia Legislativa do Estado, em razão dos 80 anos do O POVO, comemorado no último dia 7 de janeiro.
FRASES:
"Demócrito Dummar se caracterizou por ser uma liderança natural, sem artificialismo. É uma referência ética, de empreendedorismo e de profissionalismo. A sua perda é tão profunda para o Estado, que nós vamos sentir no tic tac do relógio. Ele era a própria tribuna popular em defesa da sociedade e da democracia".
Heitor Férrer, deputado estadual
"Tenho grandes e boas lembranças do Demócrito. Tínhamos muita afinidade. Bimestralmente nos encontrávamos para almoçar e discutir questões relativas ao Ceará e, às vezes, até ao Brasil. Era um homem honrado, positivo, afeito à tecnologia, um idealista. Fiquei surpreso com sua morte. Há 20 dias o encontrei e ele estava com o astral lá em cima. Espero que a família possa dar continuidade à história que ele nos deixou".
Marcos Cals, secretário da Justiça do Estado.
"Quando entrei no OPOVO, ele (Demócrito) tinha 17 anos e eu 19. Sempre foi essa figura que todos conhecem. Não era nem questão de ser bom patrão, pois ninguém sabia quem era patrão e quem era empregado, pela educação com que tratava a todos. Ele enxergava além, era um homem político, resolvia tudo, muito sensato. Nunca imaginei que ele fosse tão cedo".
José Benes do Nascimento, funcionário do O POVO há 47 anos.
"Tinha profunda admiração por este homem empreendedor, de visão de futuro. Foi uma perda irreparável para todos que o conheceram e para o Estado do Ceará. Desde que cheguei a Fortaleza, há quatro anos, sempre trocávamos idéias. A lembrança que tenho dele é totalmente positiva, entusiasmada. Uma pessoa afetuosa, carinhosa com todos".
Paulo Aldrighi, diretor regional da Bovespa
"A imagem que tenho do Demócrito era a do sonhador que buscava transformar todos os sonhos em realidade, em prol do Estado. A última vez que o encontrei foi na Câmara dos Deputados, por ocasião da homenagem aos 80 anos do O POVO, em requerimento que fiz. Ao invés de ele falar de si, fez um discurso vibrantes sobre as ZPEs (Zonas de Processamento de Exportação). Foi um discurso inflamado e veemente. Era um homem sonhador, mas sempre com espírito objetivo, quando se tratava de trazer melhorias para a economia do Ceará. É um legado que ele deixou para todos nós".
Eunício Oliveira, deputado federal
"Era um democrata convicto que utilizou sua inteligência e seu brilho para contribuir com grandes causas do Ceará, por meio do sistema de comunicação. Todos nós cearenses, comprometidos com o debate da boa política, sentiremos falta do grande homem Demócrito Dummar".
Roberto Cláudio, deputado estadual
"O Demócrito era acima de tudo um democrata e fez com que O POVO sempre fosse um jornal independente, não importando quem estivesse no governo. A maior marca do jornal sempre foi a liberdade da redação, sempre respaldada por ele, mesmo que fosse contra os interesses econômicos da empresa. Isso é de uma grandeza sem tamanho. Ele deixou uma lacuna que não deverá ser preenchida por ninguém".
João Jaime, deputado estadual
Dê sua nota clicando nas estrelas
Comentar esta notícia
Importante: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as conseqüências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.
Mais Notícias
Últimas
- 11:57Cid Gomes enfrenta protesto na Uece
- 01:35Mil e uma razões
- 16:57 Sarney diz a Lula que não pedirá licença ou renunciará ao cargo
- 00:27Cid Gomes vive manhã de protesto, suor e bandejão
- 16:21Arthur Virgílio diz que Lula é refém de PMDB para governar
- 18:07Desabamento de arquibancada será motivo de inquérito policial
Indique esta notícia









