Faltando exatos 80 dias para 7 de janeiro de 2008, data na qual O POVO estará celebrando seus 80 anos de história
19/10/2007 01:39
Para marcar os 80 anos do O POVO, que serão comemorados em 7 de janeiro de 2008, a partir de hoje, quando faltam exatamente 80 dias para a data, os leitores irão ver em todas as edições um selo símbolo que indica a proximidade do histórico dia. Concebida por Andréa Araújo e Gil Dicelli, profissionais da editoria de Arte do O POVO, a marca, conforme eles definem, segue as mesmas linhas do projeto gráfico do jornal, primando pela simplicidade mas sem ser simplória. O POVO 80 anos mantém a tipografia padrão adotando a cor dourada, denotando o prestígio e a força das oito décadas de circulação do tradicional e ao mesmo tempo moderno jornal, muito embora seja o mais antigo do Ceará.
Fundado a 7 de janeiro de 1928 por Demócrito Rocha e Paulo Sarasate, O POVO está sempre se renovando, e para isso não mede esforços. Na mais recente reforma gráfica, no mês de maio passado, conduzida pelo designer argentino Rodrigo Fino, um mestre no redesenho de jornais, o principal objetivo já foi o de preparar o quase octagenário O POVO para o futuro. A jornalista Fátima Sudário, diretora-executiva da Redação, destaca que o selo a partir de hoje na primeira página do jornal é um marco de imagem para algo que vem sendo preparado editorialmente desde o início de 2007. "Estamos dizendo ao nosso leitor, logo na capa, que ele está a 80 dias de uma data especial do jornal", diz Fátima.
Uma comissão constituída desde o mês de março último está organizando a celebração desse momento ímpar na história do jornal e do jornalismo cearense, lembra o diretor-geral de Jornalismo do Grupo de Comunicação O POVO, Arlen Medina Néri. Ele afirma se tratar de um momento muito significativo para os que fazem parte da empresa, uma vez que mostra a capacidade que tem O POVO de se reinventar todos os dias. Afinal, reforça, essa é uma característica presente desde 1928 no jornal. Para Medina, os 80 anos nos dão a missão e firmam o compromisso público do jornal com todas as suas bandeiras históricas na defesa do bem comum,na capacidade que tem de contar boas histórias, mostrando como isso influencia a vida das pessoas. "É um tempo feliz para celebrarmos o futuro", resume.
E-mais
No ritmo de preparação da festa, a partir de amanhã O POVO estará chegando aos seus leitores com mais uma novidade para celebrar os 80 anos. É o novo caderno Populares + Veículos, uma publicação que será focada em ofertar serviços para os que gostam de carros. Sendo o sábado o dia que os proprietários de automóveis costumam dispensar mais cuidados aos seus, o novo Populares + Veículos terá matérias apresentando as novidades da área, e também anúncios de ofertas de carros novos e usados, assim como de itens essenciais aos veículos.
Na sexta-feira da próxima semana, 26, O POVO estará lançando o Buchicho + Guia, um caderno que será específico para a área de entretenimento. Por meio da publicação, os leitores poderão ter acesso a informações sobre os locais das baladas, gastronomia, restaurantes, espetáculos teatrais, cinemas e demais opções de diversão para os fins de semana. É esperar para ver quantas outras boas novas o jornal apresentará até o dia da comemoração do seu 80º ano de vida em 2008.