Publicidade

Jornal O POVO Leia o Jornal de Hoje


Fortaleza

MISSAS E PROCISSÕES

Dia para celebrar Corpus Christi

Fátima Guimarães
da Redação

Um tapete de 36 metros de comprimento com 11 temas importantes vivenciados este ano, como a beatificação de Frei Galvão, visita do Papa Bento XVI ao Brasil, Campanha da Fraternidade 2007, Paz, foi confeccionado com arte


Diminuir a fonte do texto Aumentar a fonte do texto

07/06/2007 01:50

Tapete foi confeccionado por cerca de 50 pessoas que participam das pastorais da Igreja do Cristo Rei
(Foto: EVILÁZIO BEZERRA)
Tapete foi confeccionado por cerca de 50 pessoas que participam das pastorais da Igreja do Cristo Rei (Foto: EVILÁZIO BEZERRA)

Ele começa no altar principal com Maria, mãe da Eucaristia, depois vem Frei Galvão, Papa Bento XVI, preservação da Amazônia, símbolos da Eucaristia e termina na entrada da Igreja com o aquecimento global. Onze temas estão representados no tapete confeccionado pelo segundo ano consecutivo para a celebração de Corpus Christi, na Igreja do Cristo Rei, no bairro da Aldeota. Em Fortaleza, missas e procissões constam da programação das igrejas no dia da festa do Corpo do Senhor celebrada hoje, 7.

Arte e criatividade marcam cada um dos um dos tapetes pequenos que juntos formam o maior de 36 metros de comprimento. Na confecção, os integrantes das 22 pastorais do Cristo Rei usaram materiais variados como areia colorida, raspas de madeira, papelão, cartolina, arroz, feijão preto, germe de trigo, pedras, caixas de leite, latas de refrigerantes, garrafas de plástico.

O trabalho envolveu cerca de 50 pessoas. Elas começaram às 9 horas da última terça-feira, 5, e terminaram por volta da meia-noite. Ontem, no lugar do habitual tapete vermelho, estava o temático que ficará até ao meio-dia de amanhã, 8.

A confecção de tapete temático é uma tradição de Corpus Christi, celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade. Em várias cidades brasileiras, o tapete é feito nas ruas por onde passa a procissão. Padre Eugênio Pacelli, pároco da Igreja do Cristo Rei,

diz que Corpus Christi é a festa da fé das pessoas, quando se celebra o corpo de Deus presente na Eucaristia.

Padre Eugênio observa que a temática do tapete foi escolhida com as pastorais com base em pesquisa sobre eventos importantes ocorridos este ano. Ele explica que a idéia é chamar atenção dos fiéis para os muitos meios e métodos de evangelizar, conforme os apelos do papa Bento XVI. No caso da pomba da paz, ele diz que foi feita com alimentos para lembrar que enquanto não houver respeito e dignidade com as pessoas, comida, emprego, a paz não ocorrerá. "A paz é fruto da justiça".

Irandir Siqueira, da equipe que trabalhou o aquecimento global, explica que colocou ao entorno do mapa do mundo o lixo. Já a parte colorida foi para chamar atenção de que ainda é possível mudar o quadro atual. "O cansaço se transforma em satisfação quando a gente termina". Marcos Guito, que é sacristão, observa que o quadro do Frei Galvão foi o mais bonito. Já a aposentada Maria Lucia Gomes, 67, que mora na Praia de Iracema, diz que o tapete "é lindo e foi feito com a Graça de Deus".


ATIVIDADES

Catedral de Fortaleza
Missas: 10h, 12h e 19 horas
Procissão: 16 horas saindo da Igreja São Benedito, na rua Clarindo de Queiroz, no Centro, até a Catedral
(85)3231.4196

Igreja Cristo Rei
Missa: 6h30min
Procissão: 19 horas e em seguida missa
O tapete confeccionado pelas pastorais ficará em exposição durante todo o dia de hoje, 7, e na sexta, 8, até 12 horas.
(85) 3253.4808

Igreja da Piedade
Missas: 7h, 17 e 19 horas
(85) 3254.8080

Paróquia de Fátima
Missas: 7h, 9h, 17h e 19 horas
(85)3227.5215

Igreja do São Gerardo
Missa: 7 horas
Procissão: 16 horas e em seguida, missa
(85) 3281.4872

Santuário do Sagrado Coração de Jesus
Missas: 7h, 8h30min, 16h e 18 horas
(85) 3226.2854


Fonte: Secretarias das Paróquias


Festa de Corpus Christi

A origem da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XII. A Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. Esta necessidade se aliava ao desejo do homem medieval de contemplar as coisas. Surgiu nesta época o costume de elevar a hóstia depois da consagração.

A festa de Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano IV com a Bula Transiturus de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. O papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de LiÕge na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no ano litúrgico.

Juliana nasceu em LiÕge em 1192 e participava da paróquia Saint Martin. Com 14 anos, em 1206, entrou para o convento das agostinianas em Mont Cornillon, na periferia de LiÕge. Com 17 anos, em 1209, começou a ter 'visões', que retratavam um disco lunar dentro do qual havia uma parte escura. Isto foi interpretado como sendo uma ausência de uma festa eucarística no calendário litúrgico para agradecer o sacramento da Eucaristia. Com 38 anos, em 1230, confidenciou esse segredo ao arcediago de LiÕge, que 31 anos depois, por três anos, foi o papa Urbano IV (1261-1264), e tornou mundial a festa de Corpus Christi, pouco antes de morrer.

A festa começou na paróquia de Saint Martin em Liège, em 1230, com autorização do arcediago para procissão eucarística só dentro da igreja, a fim de proclamar a gratidão a Deus pelo benefício da Eucaristia. Em 1247, aconteceu a 1ª procissão eucarística pelas ruas de LiÕge, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.

A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264, seis anos após a morte de irmã Juliana em 1258, com 66 anos. Santa Juliana de Mont Cornillon foi canonizada em 1599 pelo papa Clemente VIII.


Comente esta Notícia

Clique aqui para comentar



Adicionar O POVO como Página Inicial · Adicionar O POVO aos Favoritos · Política de privacidade · Assine · Publicidade · Contato