Jornal O POVO Leia o Jornal de Hoje


Fortaleza

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Prevenindo a hipertensão

Fátima Guimarães
da Redação

Muita gente pensa que a pressão alta é uma doença de adulto, mas segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), o problema atinge cerca de 3,5 milhões de brasileiros até 18 anos. A doença está relacionada a má alimentação, falta de atividade física, sobrepeso e obesidade


Diminuir a fonte do texto Aumentar a fonte do texto

24/04/2007 01:57

ESPECIALISTA diz que a maioria das crianças abusa das calorias vazias, como é o caso dos biscoitos recheados, salgados industrializados e refrigerante (Foto: Mauri Melol)
ESPECIALISTA diz que a maioria das crianças abusa das calorias vazias, como é o caso dos biscoitos recheados, salgados industrializados e refrigerante (Foto: Mauri Melol)

E.P. tem sete anos e pesa 46 quilos. Adora biscoitos recheados, macarrão e salgadinhos. J.L., 15, está com 98 quilos distribuídos em 1,58 metro, e confessa que seu "pecado" é o consumo de muita massa, refrigerante. Embora não tenham ainda apresentado pressão alta, eles possuem um dos fatores de risco principais para o desenvolvimento da doença, o sobrepeso. A hipertensão na população infanto-juvenil, na maioria dos casos, está relacionada ao estilo de vida. Em Fortaleza, estima-se que cerca de 50 mil crianças e adolescentes podem sofrer de pressão alta. No País, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), calcula em 3,5 milhões de pessoas nessa faixa etária tenham a doença.

O alerta dos especialistas é para que o diagnóstico da hipertensão seja feito na infância a fim de evitar as complicações na idade adulta como problemas renais, alterações cardiovasculares. De acordo com as diretrizes brasileira de hipertensão arterial, a medida da pressão deve feita em todas as pessoas, pelo menos uma vez por ano, a partir dos três anos de idade. Portanto, a recomendação da SBH é para que os pediatras, clínicos passem a verificar a pressão nas consultas de rotina, pois muitas pessoas só descobrem a doença na idade adulta.

No adulto saudável a pressão considerada normal é 12 por oito (120/80mmhg), mas na faixa etária até 18 anos, os níveis que configuram a hipertensão são avaliados com base na idade, sexo, estatura.

A endocrinologista Adriana Forti, diretora do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CDIH), diz que os pais precisam ficar atentos, pois se existir o componente genético de obesidade os riscos são maiores. "Os pais são responsáveis pelo que proporcionam, por isso, é importante valorizar a alimentação saudável, atividade física". Segundo ela, calcula-se que 16% das crianças e adolescentes no Brasil estão obesas e sobrepeso.

A médica ressalta ainda que a escola tem papel fundamental na formação de hábitos alimentares saudáveis. A mãe de E. P. observa que o menino nasceu com quatro quilos e sempre foi "fofinho". Ela acrescenta que está muito preocupada com a alimentação do filho, que é muito calórica. "Estou tentando controlar, mas ele não gosta de verdura".

Roseane Feitosa, nutricionista, diz que a maioria das crianças abusa das calorias vazias (excesso de calorias com baixo valor nutritivo) como é o caso dos biscoitos recheados, salgados industrializados, refrigerante. "Há quem substitua uma refeição para comer esses produtos rico em sal e açúcar". Segundo ela, esses alimentos muitas vezes fazem parte dos hábitos da família e a criança registra como sendo o correto. "A educação alimentar deve começar na infância".


Serviço:

Informações sobre hipertensão no site: www.sbh.org.br


SAIBA MAIS

3,5
Milhões de brasileiros até 18 são portadores de pressão alta

50
Mil crianças e adolescentes em Fortaleza podem sofrer de hipertensão

10
Milhões de brasileiros são portadores de diabetes


FIQUE DE OLHO

- A hipertensão é uma doença que atinge pessoas de todas as idades, inclusive, crianças. É considerada pressão alta, quando medidas várias vezes o valor fica igual ou acima de 14 por nove.

- Se não controlada adequadamente, a pressão alta ataca órgãos como os rins, o coração, o cérebro

- A pressão alta não apresenta sintomas. A melhor maneira de saber é medindo pelo menos a cada seis meses. Na infância, pode ser uma vez por ano

- O excesso de peso aumenta o risco da pessoa ter a doença

- Em muitos casos, a pressão alta do adulto começou na infância

- Entre as crianças e adolescentes a hipertensão está relacionada ao estilo de vida sedentário, alimentação inadequada, sobrepeso e obesidade

Fonte: SBH, CIDH

Leia mais sobre esse assunto


Comente esta Notícia

Clique aqui para comentar



Adicionar O POVO como Página Inicial · Adicionar O POVO aos Favoritos · Política de privacidade · Assine · Publicidade · Contato

Publicidade