30/03/2007 03:04
Criado em outubro do ano passado, o Fórum Municipal de Educação realizou na manhã de ontem sua XI plenária, com a participação de membros das 69 instituições que integram o grupo. Os encontros, que se encerram em setembro próximo, objetivam a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), que envolve o ensino nas escolas públicas e privadas de Fortaleza.
O resultado do trabalho, divididos em três grupos (crianças, jovens e adultos), será transformado em um anteprojeto de lei e encaminhado à prefeita Luizianne Lins e à Câmara Municipal, para apreciação. "Estamos contratando uma consultoria para formatar o resultado das nossas ações e diagnósticos", explica Nonato Nogueira, secretário-executivo do Fórum, de onde participam ainda Organizações Não Governamentais (ONGs) e os poderes Executivo, legislativo e Judiciário. As próximas plenárias foram a agendadas para os dias 27 de abril e 31 de maio, ainda sem locais definidos.
O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), também integrante do Fórum, tem audiência marcada para a próxima terça-feira, 3, com a secretária Ana Maria Fontenele. Na ocasião, serão discutidos problemas apontados pelos professores nos pólos de lotação. De acordo com o Sindiute, a lotação de professores da rede municipal está ocorrendo de forma "muito desorganizada". Segundo a secretária geral da entidade, Irlene Araújo, os professores temporários estão tendo prioridade em detrimento dos efetivos. No mesmo dia da audiência, o Sindiute também realizará assembléia geral, na Praça da Bandeira, no Centro.
PARTICIPE
- PARA ACOMPANHAR
Informações sobre as ações do Fórum podem ser obtidas junto a cada uma das 69 instituições que o integram, ou pelo site do Plano Municipal de Educação (www.pme.fortaleza.ce.gov.br). Os interessados podem ainda participar das reuniões e promoções dos Grupos de Trabalho (GTs).
- GRUPOS DE TRABALHO (GTs)
GT Criança
As reuniões ocorrem sempre às 8 horas, no Núcleo de Pesquisas e Estudos Regionais (Nuper) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Rua Waldery Uchoa, 1 - Benfica. Próximas reuniões: 3 e 17 de abril; 4 e 22 de maio; e 5 e 19 de junho.
GT Adolescentes e Jovens
A mais recente reunião ocorreu em fevereiro último, na Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social (Sedas) - avenida Desembargador Moreira, 2.875. As datas dos próximos encontros ainda não foram divulgados.
GT Adultos e Idosos
Os encontros são realizados sempre às 14 horas, no Centro Integrado de Educação para Jovens e Adultos (Ceja) Gilmar Maia de Sousa. Rua Guilherme Rocha, 1.055 - Centro. Próximas reuniões: 4 e 19 de abril; 3, 17 e 31 de maio; e 14 e 28 de junho.
Fontes: Sedas e Fórum Municipal de Educação