Ir para a página sobre a Publicidade

O POVO Online

Fortaleza

CAPITAL

Táxis serão padronizados


17 Mar 2007 - 15h16min

A+ A- Mudar tamanho


Os taxistas têm até o dia 15 de janeiro de 2008 para adaptarem seus carros, que agora terão de ser brancos. A medida, estabelecida por decreto pela Prefeitura, tem o objetivo de padronizar a cor dos veículos da categoria. O diretor técnico da Empresa de Transportes Urbanos de Fortaleza (Etufor), Daniel Lustosa, acredita que assim se evitará a circulação de veículos irregulares e ajudará a manter a segurança dos taxistas e de seus clientes.

Daniel diz que 59% dos veículos já estão circulando na cor branca. Até o fim do prazo todos devem funcionar com o mesmo padrão ou serão apreendidos e só liberados com pagamento de multa. Segundo Daniel, existem 4.072 profissionais da categoria fixos em Fortaleza, dos quais 68 são táxis Especiais Aeroporto, atuando por zonas. "Tanto os usuários quanto a fiscalização poderão identificar facilmente um veículo que não é cadastrado, aumentando a segurança e qualidade do serviço".

Daniel explica ainda que, além das vistorias anuais, sempre que um taxista realiza qualquer modificação em seu veículo, ou o troca, ele tem que levá-lo até a Etufor para uma vistoria especial. Dessa forma é possível ter um controle de como está a situação dos táxis na cidade.

O presidente do Sindicato dos Taxistas, Vicente de Paula Oliveira, acredita que a padronização será benéfica para a categoria porque vai proibir a invasão de táxis particulares (piratas). Francisco José de Souza, taxista há 12 anos e coordena a frota de táxi credenciada ao North Shopping, também é favorável a padronização. "A medida ajudará a organizar a categoria e trazer melhorias". No entanto, Raimundo Bastos, taxista há 20 anos, diz que a padronização é prejudicial. "O carro dos taxistas para a venda é desvalorizado e o fato de ser branco vai desvalorizar ainda mais", explica.


SERVIÇO
O usuário que quiser sabe se um determinado veículo é cadastrado ou não, basta acessar o site da Etufor (www.etufor.ce.gov.br) na sessão central de serviços, em vistorias. Digitar o número da placa do veículo e logo receberá um informativo sobre o cadastro do carro

Dê sua nota clicando nas estrelas

Espaço dos leitores:

Comentar esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Sua cidade:

Comentário:

Importante: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as conseqüências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.

Botao para a página sobre a Publicidade

Indique esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome do destinatário:

E-mail do destinatário:

Ir para a página sobre a Publicidade

Charge

Ir para a página sobre a Publicidade

© 2008 O POVO - Todos os direitos reservados