Jornal O POVO Leia o Jornal de Hoje


Fortaleza

DOCUMENTO

Carteiras estudantis já podem ser solicitadas

Rocélia Santos
da Redação

Este ano, será necessária a troca de todas as carteiras atualmente vigentes, pois as novas serão emitidas compatíveis com a tecnologia para a Integração Temporal


Diminuir a fonte do texto Aumentar a fonte do texto

13/03/2007 03:35

Começa hoje o processo para solicitação das carteiras de estudante. Este ano, todos os estudantes deverão fazer o pedido para aquisição da nova carteira, ao contrário dos anos anteriores em que se podia apenas renovar o documento. Conforme a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), as novas carteiras, cuja validade será por tempo indeterminado, já estarão compatíveis com a tecnologia para a Integração Temporal, que deverá começar a funcionar no transporte público de Fortaleza ainda este ano. Os usuários de ônibus e vans se deslocarão pela cidade pagando apenas uma única passagem sem a necessidade de passar pelos terminais, dentro de um determinado intervalo de tempo.

Todo o processo se dará por meio das diretorias das escolas, diretórios acadêmicos das universidades e cursos livres credenciados. O estudante não terá de se deslocar até a Etufor para solicitar a emissão da carteira. O preço do documento é R$ 10. O órgão prevê emitir cerca de 650 mil novos documentos estudantis, mesma quantidade em circulação atualmente. "Estamos fazendo essa mudança para que os estudantes que pagam meia também possam também participar da Integração Temporal", explica o chefe da coordenadoria de Participação Comunitária da Etufor, Demitri Nóbrega. Como ocorreu no ano passado, as carteiras dos alunos das escolas municipais e estaduais; da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) serão custeadas pela Prefeitura.

Conforme Nóbrega, as instituições particulares e as escolas da rede estadual têm até o dia 15 de abril para enviar a listagem de matrícula dos alunos para a Etufor via internet, através do software disponível no endereço eletrônico www.etufor.ce.gov.br. De posse destes dados, a Etufor enviará os formulários para que os alunos façam a requisição das carteiras. O envio da lista dos alunos da Rede Municipal será de responsabilidade da Secretaria de Educação e Assistência Social (Sedas). "Os diretores estão recebendo um ofício com orientações para uso do software. Eles deverão apenas confirmar os alunos matriculados nas escolas e incluir aqueles que vieram de outras instituições. Quanto mais rápido eles enviarem a listagem, mais rápido os alunos receberão as carteiras", explica Nóbrega.

Nas universidades públicas, não haverá envio da listagem. A partir de 20 de março, os Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) e Centros Acadêmicos (CAs) da UFC, Uece e Cefet já receberão formulários de solicitação da carteira gratuita, que deverão ser distribuídos aos alunos que já possuem a carteira antiga. Os estudantes deverão devolver, aos diretórios e centros, estes formulários até 30 de abril devidamente preenchidos e acompanhados de declaração de matrícula e cópia da identidade. Os alunos que não possuem a carteira antiga deverão imprimir o formulário por meio do site da Etufor e entregá-lo aos DCEs e CAs no mesmo prazo estabelecido aos que já tem carteira. Aos alunos a Universidade de Fortaleza (Unifor), o procedimento e o prazo é o mesmo das universidades públicas.

Os alunos que não tinham o documento no ano passado receberão as novas carteiras prontas para uso. Já os que ainda utilizam a identidade estudantil de 2006 receberão o novo documento bloqueado. Nóbrega explica que a validade da carteira antiga foi prorrogada até final de julho deste ano, e que somente após expirada a validade desta é que a nova identidade será liberada para uso. "Caso o estudante acabe quebrando ou perdendo a carteira de 2006, ela deverá ir a um dos postos da Etufor para efetuar o desbloqueio do novo documento", complementa Demitri.


SERVIÇO

- Todos os estudantes deverão fazer o pedido para aquisição da nova carteira.

- As novas carteiras, cuja validade será por tempo indeterminado, já estarão compatíveis com a tecnologia para a Integração Temporal.

- Os alunos não precisarão se deslocar até a Etufor para solicitar a carteira estudantil.

- Estudantes das escolas municipais e estaduais; da UFC, Uece e Cefet serão custeadas pela Prefeitura de Fortaleza.

- Instituições particulares (exceção da Unifor) e as escolas públicas deverão enviar suas listagens de matrículas para a Etufor, através de software disponível no endereço eletrônico www.etufor.ce.gov.br, até 15 de abril.

- Alunos que já possuem a carteira antiga, tão logo a instituição de ensino envie as listagens de matrículas, receberão na própria escola ou universidade o boleto para pagamento da nova carteira, que este ano custará R$ 10. A carteira, no entanto, só será liberada para uso em agosto, quando expirar a validade da carteira antiga.

- Os que não possuem a carteira antiga devem entregar para a instituição de ensino, a partir de 13 de março, cópia de identidade ou cópia de certidão de nascimento acompanhada da identidade da mãe, que serão encaminhados para a Etufor. As carteiras de estudantes desses alunos já serão entregues prontas para uso imediato em ônibus e vans. Os boletos dos alunos serão disponibilizados pela internet, no site da Etufor após as instituições enviarem os nomes dos alunos.

- Os formulários serão disponibilizados pela internet, no site da Etufor, após enviados os nomes dos alunos.
- Informações: 0800.280.1510

Fonte: Etufor


Comente esta Notícia

Clique aqui para comentar



Adicionar O POVO como Página Inicial · Adicionar O POVO aos Favoritos · Política de privacidade · Assine · Publicidade · Contato

Publicidade