Rodrigo Fino
Presidente para a América Latina da García-Media
A simplicidade que se alcança nesta etapa é produto de um trabalho de meses. Produzimos em um contexto de complexidade e caos criador para reforçar sua identidade
19/05/2007 15:52
É um desafio estimulante cada novo projeto com O POVO. Combina a dose exata de criatividade em função do produto editorial e respeito por seu estilo, difícil de imitar, mesmo que tenham tentado. É possível imitar a forma, não o espírito das coisas. Dar personalidade à versão 3.0 do design do O POVO não foi fácil.
A simplicidade que se alcança nesta etapa é produto de um trabalho de meses. Produzimos em um contexto de complexidade e caos criador para reforçar sua identidade.
Para chegar ao simples se parte do complexo. A simplicidade do que está posto (colocado) na página não demonstra o complexo processo para se chegar a ele, mas sem essa complexidade interna é difícil chegar a simplicidade externa. Sem o caos criador, é pouco provável que se chegue a uma nova idéia. Uma coisa leva à outra. O caos leva à ordem, à complexidade à simplicidade. Um redesign é um caminho a percorrer, não um fim e m si mesmo.
O simples, muitas vezes, se interpreta como fácil. Não há nada mais difícil que o simples. O fácil é a imitação. Simples é a palavra que resume o projeto: simplicidade em sua navegação, em suas novas ferramentas de edição que permitam uma colocação equilibrada em uma página, que respeite os tempos do leitor, tanto para aquele que lê em uma velocidade como para aquele que lê em outra; que a organização interna permita ter a flexibilidade necessária para que o conteúdo seja o centro do produto editorial, para que a surpresa esteja presente a cada dia. Surpresa no conteúdo e simplicidade no design. Como se percebe é difícil manter a simplicidade das coisas. Por isso agregamos um novo conceito: a surpresa.
Uma boa foto que conte uma história, um elemento gráfico que permita ampliar a informação, um bom título, uma informação que surpreenda o leitor. Tudo isto, quando combinado, faz com que o jornal seja lembrado pelos leitores. Fácil dizê-lo e escrevê-lo. Difícil conseguir todos os dias. Uma das estratégias mais eficazes é pensar no leitor, que tem o jornal para conseguir uma boa diagramação na página. Se eu não entendo, como editor e designer, o que escrevo e desenho, por que o leitor teria de entender? Surpresa e simplicidade. Pensar no leitor.