Ir para a página sobre a Publicidade

O POVO Online

Economia

DESENVOLVIMENTO

BNDES quer apoiar arranjos produtivos locais

Representantes do BNDES estiveram reunidos com gestores de órgãos do Governo do Estado para debater a política de Arranjos Produtivos Locais (APL) que pretende desenvolver regiões de acordo com suas potencialidades

Henriette de Salvi
da Redação

27 Ago 2008 - 00h18min

A+ A- Mudar tamanho

Confecções e produção de calçados são potencialidades do Estado (Foto: Sebastião Bisneto 24/20/2007)
Dar apoio financeiro aos grandes empreendimentos, irradiar e enraizar o desenvolvimento em seu entorno. De acordo com Helena Lastres, secretária-executiva do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), essa é a nova proposta da instituição. Para isso estão sendo feitos estudos e aplicadas experiências em Arranjos Produtivos Locais (APL). "O objetivo é dar ênfase na variedade de desenvolvimento utilizando os recursos locais, suas vocações e potencialidades. Há necessidade de políticas preocupadas com as especificidades supranacionais, que vão além de um grande desafio e se apresentam como uma grande oportunidade", afirma.

Helena Lastres é PhD em Desenvolvimento, Industrialização e Política Científica e Tecnológica e esteve ao lado do superintendente da Área Social do BNDES, Ricardo Ramos, falando sobre os novos conceitos de atuação do banco junto com o Governo do Ceará. "Não é desafio nenhum para o BNDES apoiar o Porto do Pecém e outros investimentos de grande porte pelo País. Isso sabemos fazer muito bem. Queremos apoiar a interiorização e a desconcentração de renda", explicou Ricardo para secretários-adjuntos e gestores de órgão públicos estaduais.

Para ele, o novo modelo de política de desenvolvimento regional sustentado tem como necessidade fundamental as parcerias estratégicas. "A lógica do parceiro é alcançar aquilo que nós não conseguimos", avalia. No caso do Ceará, que, assim como o Ministério da Cultura, já apresentou propostas para o novo modelo de apoio, o Sebrae e o Banco do Brasil já entraram com conhecimento para efetivar as parcerias, interagindo com o BNDES e estabelecendo também os critérios de avaliação de sucesso. "Pode parecer uma mudança pequena, mas é grandiosa, porque é uma mudança mental", avalia.

Durante a apresentação, parte do Seminário Políticas de Arranjos Produtivos para o Ceará, promovido pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), foram apresentados os casos de sucesso de APLs que já ocorrem no Estado. Silvana Frota, titular da Seplag, ressaltou a importância da intersetorialidade e Joaquim Cartaxo, secretário das Cidades, mostrou as ações que já ocorrem para promover vocações e núcleos produtivos.

Dê sua nota clicando nas estrelas

Leia mais sobre esse assunto

Espaço dos leitores:

Comentar esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Sua cidade:

Comentário:

Importante: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as conseqüências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.

Botao para a página sobre a Publicidade

Indique esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome do destinatário:

E-mail do destinatário:

Ir para a página sobre a Publicidade

Charge

Ir para a página sobre a Publicidade

© 2008 O POVO - Todos os direitos reservados