Economia
COELCE
Companhia melhora índice de satisfação
A Companhia Energética do Ceará (Coelce)tem ampliado o índice de satisfação dos consumidores desde o início da privatização. Durante dois anos consecutivos, a empresa foi ganhadora do prêmio Abradee de Melhor Distribuidora da Região Nordeste
31 Mar 2008 - 00h37min
É bem verdade que em 2006 a companhia conquista pela primeira vez o prêmio Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) de Melhor Distribuidora da Região Nordeste e apresenta os melhores resultados financeiros e operacionais de sua história. Se posiciona também, pela primeira vez, entre as 150 Melhores Empresas para Trabalhar segundo o Guia Você S/A - Exame. E em 2007, pelo segundo ano consecutivo, a Coelce conquista o prêmio Abradee de Melhor Distribuidora da Região Nordeste e é classificada no ranking do Guia Você S/A - Exame como uma das 150 Melhores Empresas para Trabalhar.
Para responder sobre a qualidade do serviço oferecido pela Coelce e se melhorou ao longo destes últimos 10 anos, o presidente do Sindicato dos Eletricitários do Ceará (Sindeletro), Flávio Uchôa, diz que a situação deve ser comparada com uma pesquisa de 1997, antes da privatização. "Essa pesquisa apontava que a Coelce tinha 97% de aceitação da população do Ceará, juntando os resultados ótimo, bom e regular", comenta. Ele entende que a distribuidora tem, no mínimo, que oferecer percentuais acima desse para mostrar a aceitação da sociedade.
Uchôa considera que entre todos os atores envolvidos no processo de privatização quem mais ganhou foi a Endesa que ganhou a concessão por 30 anos. "Nesses 10 anos o lucro foi superior a R$ 1,2 bilhão", diz, ressaltando que "a sociedade perdeu e perde com o aumento das tarifas que tiveram aumento de 193,72%, de 1998 a 2007, enquanto o reajuste dos trabalhadores ficou em torno de 70%".
EMais
- A Companhia Energética do Ceará (Coelce) é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste brasileiro em volume comercializado, presente nos 184 municípios cearenses, que abrigam mais de oito milhões de habitantes
- A Coelce tem ações negociadas na Bovespa e é controlada pelo grupo Endesa, por meio da Empresa Investluz S.A, que detém 56,6% do capital total e 91,7% do capital votante da Coelce. O restante do capital pertence a pessoas físicas, investidores institucionais nacionais e estrangeiros, tais como fundos de pensão, fundos e clubes de investimentos e outras pessoas jurídicas.
CRONOLOGIA
1971 - A Coelce é criada por meio da Lei Estadual nº. 9.477 de 05/07/1971, com a unificação das quatro empresas distribuidoras de energia elétrica então existentes no Estado do Ceará até 1971. A autorização para a Coelce prestar o serviço público foi concedida pelo Decreto Federal nº 69.469 de 05/11/1971.
1995 - A Coelce torna-se uma companhia de capital aberto, passando a negociar suas ações - ordinárias e preferenciais - na Bovespa.
1998 (2 de abril) - A companhia é privatizada em leilão público realizado na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. O Consórcio Distriluz Energia Elétrica S.A., formado por Endesa Espanha S.A., Enersis S.A., Chilectra S.A. e Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro (Cerj), atualmente Ampla, converte-se no novo controlador da Coelce. A Distriluz Energia Elétrica S.A., Coelce, Aneel e o Governo do Estado do Ceará procedem à assinatura do Contrato de Concessão, que outorga à Coelce 30 anos de direitos exclusivos sobre a distribuição de energia elétrica no Estado do Ceará.
1999 - A Coelce conclui o processo de reestruturação societária, mediante o qual incorpora sua controladora Distriluz Energia Elétrica S.A., passando, então, a ser controlada pela Investluz S.A, que por sua vez é controlada pela Endesa Brasil, com participação direta de 63,6% no seu capital total
2006 - A Coelce conquista pela primeira vez o prêmio Abradee de Melhor Distribuidora da Região Nordeste e apresenta os melhores resultados financeiros e operacionais de sua história. Se posiciona também, pela primeira vez, entre as 150 Melhores Empresas para Trabalhar segundo o Guia Você S/A - Exame.
- A companhia opera mais de 95 mil quilômetros de linhas de distribuição e transmissão de energia e conta com uma equipe de aproximadamente 8 mil colaboradores, incluindo os de empresas parceiras. Essa infra-estrutura permitiu a venda de 6,9 mil GWh de energia em 2006, volume 2,4% superior ao registrado em 2005, e uma receita operacional bruta de R$ 2,3 bilhões.
Dê sua nota clicando nas estrelas
Comentar esta notícia
Importante: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as conseqüências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.
Mais Notícias
Últimas
Indique esta notícia









