Ir para a página sobre a Publicidade

O POVO Online

Plugado

PLUGADO

Mombojó e as novas estratégias de sucesso

Fabinho Monteiro
03 Mai 2007 - 01h07min

A+ A- Mudar tamanho

Nada de turnês megalomaníacas, clipes spielberguianos ou canções executadas de forma massiva nas rádios. A banda pernambucana Mombojó alcançou ótima popularidade graças à rede mundial de computadores, numa experiência ímpar que aponta para uma nova estratégia de difusão de produtos fonográficos. Mesmo tendo seu mais recente disco, ôHomem Espuma® (2006), espalhado por lojas de todo o Brasil graças à gravadora Trama, os meninos do Mombojó continuam disponibilizando gratuitamente o conteúdo completo do CD em seu site oficial. Provavelmente, você deve estar se perguntando: pra que eu vou comprar um disco se já baixei ele inteiro no meu PC? Não é difícil responder a este aparente enigma. Seguinte: você só ouviu falar no Mombojó, não vai comprar o disco só porque um amigo disse que o som era legal, certo?! Então, você vai no site, faz o download e ouve o CD. Se gostar, provavelmente, você vai comprar o ingresso pra ver o show. Até aí, o Mombojó já faturou um cachê na maior moleza... o que já é grande coisa! Se o show atingir suas expectativas, você vira fã da banda e vai querer ter a experiência sensorial de manusear o álbum, com a capa, o encarte, as letras, fotos etc. Pronto! Vai na loja e compra o disco. Eis a resposta! O lance é que muita gente que compra CD já funciona de acordo com uma outra lógica. E o Mombojó foi uma das primeiras bandas do Brasil a sacar isso! Lembra da história do Arctic Monkeys?! A banda britânica divulgou exaustivamente faixas avulsas na web e, quando finalmente lançou o primeiro disco, ôWhatever people say I am, that's what I'm not® (2005), vendeu 360 mil cópias em apenas uma semana. A estratégia do Mombojó é exatamente a mesma: usar a distribuição gratuita pela internet para obter visibilidade, prospectar shows e impulsionar as vendas de seu disco. No próximo sábado, saberemos se esta tática virtual tem reflexos na vida real, pois o Mombojó toca no Hey Ho Rock Bar... Ah, o site pra baixar as músicas: www.mombojo.com.br


Serviço:
Festa de Lançamento do Festival PONTO.CE 2007, com Mombojó (PE), Alegoria da Caverna e Samba Hemp Club, no Hey Ho Rock Bar. Ingressos: na Empire Records, Chilli Beans e Vocalize. Informações: 3219-3931 ou 8898-7462.

Dê sua nota clicando nas estrelas

Espaço dos leitores:

Comentar esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Sua cidade:

Comentário:

Importante: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as conseqüências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.

Botao para a página sobre a Publicidade

Indique esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome do destinatário:

E-mail do destinatário:

Ir para a página sobre a Publicidade

Charge

Ir para a página sobre a Publicidade

© 2008 O POVO - Todos os direitos reservados