Ir para a página sobre a Publicidade
Capa O POVO

O POVO Digital

Leia aqui

O POVO Online

RSS - Noticias em Tempo Real

Saiba mais »

Embarque

EMBARQUE

Novo Pavilhão de Feiras pode engessar projeto da Praia Mansa

Ivonildo Lavôr
24 Jul 2008 - 01h02min

A+ A- Mudar tamanho

(Foto: Divulgação)
Para quem esteve semana passada na Fiec, durante o evento Agenda Positiva, do Centro Industrial do Ceará (CIC), viu o pouco entusiasmo de Cid Gomes ao falar sobre o projeto da Praia Mansa. "Se tiver dinheiro, faremos um grande anfiteatro no local", disse. É uma obra que, se sair do papel, será lançada só no segundo mandato.

Além da falta de dinheiro, os entraves com ambientalistas e as ações judiciais prováveis sobre a área da Praia Mansa podem levar o governo a segurar a iniciativa. Até porque o novo pavilhão de feiras (foto ilustrativa), com área total ampliada ainda de última hora para 206 mil m2, deve suprir a necessidade do mercado de eventos local até 2014.

Três locais
A propósito do projeto da Praia Mansa, Régis Medeiros, presidente da Abih-CE, disse a este colunista que ouviu do Governador certa vez que os locais da sua preferência para a construção do novo centro multifuncional de feiras eram: Panorama Artesanal e Instituto Médico Legal (IML), ambos na avenida Leste-Oeste; e a Praia Mansa. Cid Gomes defende que o equipamento tem que "ficar olhando para o mar", uma característica do nosso turismo.

Pendengas ambientais I
O Governador Cid Gomes tem se queixado dos empecilhos criados por ambientalistas sobre os novos projetos do governo. Mas veja o que diz o empresário português Jorge Rebelo de Almeida, presidente dos hotéis Vila Galé, em texto recente enviado a jornalistas intitulado "10 medidas para melhorar o turismo no Brasil".

Pendengas ambientais II
"Fundamental é que o governo federal e os governos estaduais e as prefeituras definam com rigor as normas ambientais a serem respeitadas pelos investidores, de forma objetiva, transparente, pedagógica e com mecanismos de avaliação rápidos e eficazes. Ora, a maior dificuldade para os investidores assenta-se na indefinição e na falta de celeridade na aprovação dos projetos. A imagem de marca do Brasil, como destino turístico, deve assentar-se na garantia de preservação dos valores ambientais", defende Rebelo de Almeida, que vai construir o Cumbuco Golfe Resort, em Caucaia, cuja primeira fase será concluída com a construção do Hotel Vila Galé Cumbuco, com 425 apartamentos.

Oceanário
O arquiteto Delberg Ponce de Leon enviou para a Coluna dados do Oceanário de Aracaju, na orla de Atalaia, o primeiro do gênero no Nordeste. Chama a atenção pela simplicidade do projeto formato de tartaruga gigante, feita de palha, e abriga 18 aquários.

O Oceanário que o governo quer fazer na Praia de Iracema, pela foto mostrada por Cid Gomes no evento do CIC, impressiona pela grandiosidade e efeitos luminosos. O Governador disse que o arquiteto Leonardo Fontenele está cobrando alto pelo projeto.

Halleluya 2008
Mais de 500 mil pessoas, entre elas turistas em visita a cidade, são esperadas para o Halleluya - Uma Festa que Nunca Acaba - evento cultural e artístico promovido pela Comunidade Católica Shalom, evento que mistura os mais diversos ritmos e estilos (axé, pagode, forró, rock, dança folclórica e contemporânea, teatro). O Halleluya começou ontem e vai até domingo, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU).

Dê sua nota clicando nas estrelas

Espaço dos leitores:

Comentar esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Sua cidade:

Comentário:

Importante: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as conseqüências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.

24/07/2008
13:01

Antes de construir o Oceanário que o governo quer fazer na Praia de Iracema que impressiona pela grandiosidade e efeitos luminosos, e consequentemente pelo seu custo, deveria sim realizar uma urbanização mais adequada na Beira Mar e Praia do Futuro que até agora só tem sido penteada. Tudo que depende da esfera governamental nestas áreas deixa a desejar. O abandono e a deteriorização são gritantes nas áreas públicas causando ma impressão aos visitantes. São calçadas, ruas, monumentos, sinalização, limpeza, asfalto que demosntram um total abandono por parte da Prefeitura. Projetos como a ponte do Caça e Pesca e prolongamento da Leste-Oeste estão parados. Embora tenha começado pela reforma da calçada da praia de Iracema, se uma simples reforma do Parque Rio Branco no Joaquim Távora vem se arrastando a paços de tartaruga com qualidade duvidosa, imagine tornar a Beira Mar algo parecido com uma praia de cidade civilizada? Ou o governo do Estado faz um acordo com a próxima prefeita (o) ou serão mais 4 anos de desiluzão. Enquanto isso a vagabundagem se sente em casa para fazer o quem bem entender na Beira Mar, pois se sente como se estivesse no seu habitat.

carneiro

Este comentário é inapropriado? Denuncie

Ver todos os comentários

Botao para a página sobre a Publicidade

Indique esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome do destinatário:

E-mail do destinatário:



Ir para a página sobre a Publicidade

Charge

Ir para a página sobre a Publicidade

© 2008 O POVO - Todos os direitos reservados