Ceará
Ceará
Festival da canção
Tânia Alves
24 Out 2008 - 00h47min
DE FILHOS, RITUAIS E SÃO JORGE
Logo depois do nascimento, a parteira tratava de colocar o umbigo do menino dentro de uma caixa de fósforo. Entregava aos pais. A mãe já sabia como proceder. Gostava daqueles rituais. Tinha sido assim com os mais velhos. Guardava para, na primeira oportunidade, enterrar o umbigo do menino na porteira do curral da fazenda do pai. Tinha um significado. Garantia, assim, que o garoto sempre guardaria um vínculo com o Sertão. Ele poderia ir longe na vida adulta, mas sempre voltaria para a sua terra.
Queria que fosse assim com todos os filhos. Por isso, quando a criança já estava taludinha, geralmente, num dia de domingo, toda a família ia à porteira para enterrar o umbigo. Os filhos mais velhos faziam a festa. Eram eles que, munidos de pás, cavavam o pequeno buraco. Depois jogavam terra em cima. A mãe só assistia.
A mulher seguia à risca tudo que aprendera com a mãe e as avós. Antes de o bebê ser batizado, fazia questão de deixar uma luz acesa na casa. Era para garantir a proteção do anjo da guarda. O batismo tinha de ser providenciado logo nos primeiros meses. Evitava correr risco da criança morrer pagã. Caso acontecesse, era aquele desespero. O bebê não poderia ser enterrado no cemitério. O corpo do pagãozinho seria sepultado numa estrada onde passasse muita gente. Se alguém "ouvisse" a alma do pagão chorar era só dizer: "Deus te dê água de batismo".
Quando a criança mudava os dentes, também tinha cerimônia a ser seguida. Levava o filho para o terreiro e pedia que ele jogasse o dentinho de leite na cumeeira da casa. E repetia: "Mourão, Mourão, pega meu dente velho e me dá meu são".
A mulher também ensinava aos filhos que não se deveria apontar os dedos para contar as estrelas. Criaria verrugas. Aliás, era da Lua a história que ela mais gostava de contar para os filhos. Lá no alto na Lua estava São Jorge. E ela mostrava. Via até mesmo os estribos no pescoço do cavalo do santo. E foram tantas as vezes que ouviu aquela história, que tinha certeza. São Jorge morava na Lua.
GIBITECA
A gibiteca de Quixadá (local onde as crianças encontram revistas em quadrinhos e literatura infantil) funciona há dois anos e tem um acervo de aproximadamente mil unidades de gibis. Segundo a professora Edi Leal, uma das criadoras do projeto, a gibiteca é o local ideal para incentivar a leitura por parte das crianças.
BATE PAPO
QUIXADÁ
O bispo emérito de Quixadá, dom Adélio Tomasin, anunciou a expansão do Hospital Maternidade Jesus Maria e José. O novo complexo será destinado a pacientes doentes de câncer e enfermidades cardiopulmonares. O projeto prevê a construção de uma UTI. As obras deverão ser concluídas em 2009.
TAUÁ
Estão abertas as inscrições para a I Feira dos Produtos de Artesanato e de Cultura dos Municípios do Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns, que ocorrerá de 29 a 30 de novembro, em Tauá.
QUIXERAMOBIM
A Caravana da Febre Aftosa da Secretaria do Desenvolvimento Agrário visitou Quixeramobim na última quarta-feira. A reunião, no Memorial Antônio Conselheiro, contou com participação de agropecuaristas e técnicos da secretaria. O objetivo é incentivar os produtores a vacinar em massa os rebanhos de bovinos e bubalinos.
IGUATU
De 29 a 31 próximo, será realizada 23ª Feira de Negócios da Região Centro-Sul, no Palácio da Microempresa, no Sebrae, de Iguatu. A abertura será às 19 horas, do dia 29. A visitação ocorre sempre das 18 às 23 horas. Haverá artesanato, serviços de negócios e de turismo, e palestras sobre indústria e comércio.
Colaboraram Audílio Moura, Frederico Fontenele Farias e Rita Célia Faheina.
Dê sua nota clicando nas estrelas
Comentar esta notícia
Importante: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as conseqüências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.
03/12/2008
18:59
O TCM chegou a cidade de Barbalha, estão fazendo uma varredura na administração na questão do "Desmonte", e se cutucarem vaão encontrar coisas escabrosas desta falida administração do "Quem gosta, Cuida!", a pior administração que já passou por Barbalha nos últimos 30 anos.É só procurar que vão encontrar os desmandos.Barbalha sucumbiu, perdeu o crédito, está no CADIM. Obras iniciadas a 3 anos, nunca foram terminadas e outras nem iniciadas.A Coelce, está retirando luminarias de ruas de bairros afastados por falta de pagamento da obra.A farra com dinheiro público em Barbalha é de causar inveja a xeiques de Dubai.Esperamos que o TCM tome pé da situação e puna os culpados dentro da Lei.
Genario S.Araujo
24/11/2008
21:43
Sra. Jornalista. Esta caravana de Quixeramobim foi vacinada?
Roberto Félix
20/11/2008
11:05
foi ótimo por que fala das cidades do ceará
Pedro Henrique
Mais Notícias
Conteúdo das Últimas Notícias
Conteúdo das Mais Lidas
Conteúdo das Mais Comentadas
Indique esta notícia









