Publicidade

Jornal O POVO Leia o Jornal de Hoje


Ceará

CEARÁ

Inscrições em Quixeramobim

Tânia Alves


Diminuir a fonte do texto Aumentar a fonte do texto

14/03/2008 00:32


Clique para ampliar foto

Estão abertas até o dia 18 próximo as inscrições para o primeiro vestibular da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec), em Quixeramobim, no Sertão Central. A unidade está oferecendo cursos nas áreas de Tecnologia em Alimentos e Agronegócio. A primeira fase do concurso será realizada no dia 30 deste mês com as provas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química e Biologia. E a segunda no dia 4 de abril, comprovas de disciplinas específicas e redação. Mais informações pelo telefone (0xx88) 3441-1320.

SÃO JOSÉ
Todos os anos, no mês de março, o pai ia visitar os parentes que moravam distante no pé da Serra Grande. Ia montado em lombo de cavalo. Daquela vez, a filha do meio havia insistido para ir junto. O pai cedeu. Seria oportunidade para conhecer parentes. Saíram de casa de madrugada. Caía uma chuvinha fininha, que dificultava o acesso. Chegaram lá quase no final da tarde. Era Dia de São José.

A casa do parente estava um alvoroço só. Esperavam o retorno da imagem de São José, que havia sido roubada da residência. Foi a primeira vez que a menina viu aquilo. Contaram que o santo tinha sido furtado logo em janeiro, quando o céu permanecia limpinho e nenhum sinal de chuva aparecia no nascente. Naquele ano, as experiências feitas pelos profetas e tantos outros agricultores não tinham sido muito boas. O prenúncio era de seca, que todos temiam. A única saída então era roubar a imagem de São José, que deveria ser devolvida para a casa de origem no dia 19 de março. O roubo, às vezes, contava com a ajuda de alguém da casa. Mas nunca poderia ser o dono da imagem.

A menina avistou a procissão chegando lá longe. Vinha debaixo de uma chuvinha fininha. As mulheres carregavam sombrinhas coloridas. Os homens vinham de chapéus de palha. As crianças corriam de lá para cá. Cantavam o hino em homenagem a São José. Os fogos começaram a pipocar no terreiro da casa que já estava lotado de gente. Quando a imagem chegou, começaram as palmas e o viva a São José. O dono da casa se encarregou de puxar o terço. O padre não tinha comparecido. Não gostava de incentivar essas crendices. Ninguém sequer notou a falta dele. Mesmo porque as chuvas haviam começado e só havia motivo para alegria em toda vizinhança.

PRENSA
A repórter Rita Célia Faheina enviou para a Coluna Ceará a foto acima com a seguinte contribuição: "Lembrei da coluna Ceará quando meu tio me mostrou esta foto. Trata-se de uma prensa de queijo que é centenária. Foi dos meus avós - já falecidos - que se chamavam Teotônio e Luiza Araújo. Os dois casaram em 1923 e já levaram a prensa com eles para a casa onde moraram na localidade de Campinas, distrito de Irauçuba. O casal teve 17 filhos e meu tio lembra que as crianças ficavam em redor da minha avó esperando as sobras do queijo para comer. Essa prensa está igualzinha hoje na antiga casa de Campinas. Não se sabe quem a fez tão bem feita e com tanta longevidade. Ainda hoje em vários municípios o queijo é fabricado de forma artesanal como nas regiões de Jaguaribe, Centro-Sul e no Cariri".

TERÇO DOS HOMENS
O terço dos homens tem se espalhado pelo interior do Estado. Só no Ceará, cerca de 55 mil homens reúnem-se em mais de 300 igrejas e comunidades para rezar o terço toda semana. No último fim de semana, cerca de 2.000 homens reuniram-se na localidade de Serrano, em Ocara, para o acompanhamento do terço. De acordo com o padre Maciel, que foi o responsável pela ação, ao celebrar o terço, os homens são convidados a se preocupar com família e a comunidade, além de serem incentivados a cultivar a fraternidade.

DANÇA E TEATRO
A II Mostra de Dança e Teatro dos Pólos de Convivência de Maracanaú será aberta hoje, às 18 horas, no Centro Cultural Dorian Sampaio. A mostra vai ser encerrada dia 18 e tem como mote "O sonho de um ano inteiro, um espetáculo para toda a vida". Faz parte das comemorações do jubileu de prata do município. Serão apresentados oito espetáculos.

BATEPAPO

SENADOR POMPEU
Uma procissão de Ramos saindo do bairro de Pavãozinho em direção à igreja matriz abre a Semana Santa em Senador Pompeu. O local de saída da caminhada foi escolhida para homenagear dona Joana, que tem 104 anos, e é a moradora mais idosa do município.

QUIXADÁ
A Pastoral da Juventude de Quixadá realizará, no dia 23 deste mês, o I Festival de Jovens. Rapazes e moças de várias cidades vizinhas participarão dos debates. "Nosso objetivo é envolver a juventude, em atividades socioeducativas, como gincanas, projetos culturais e de ordem educativa, com o intuito de reduzir a vulnerabilidade dessa classe a marginalização", diz padre Adailton, organizado pela Pastoral da Juventude.

PEDRA BRANCA
O município de Pedra Branca vai ganhar um centro cultural. O espaço irá valorizar o centro da cidade, com locais para exposições, biblioteca, shows com palco e até creche. O Centro Cultural Governador Waldemar de Alcântara oferecerá à população um local apropriado para seus momentos educacionais e de lazer.

QUIXADÁ
A Casa da Gestante em Quixadá completará oito anos de fundação em junho próximo. Trata-se de um empreendimento da Maternidade Jesus, Maria e José, sendo dirigida pela terapeuta ocupacional Francilena Bessa. Tem por objetivo receber e acolher as futuras mães que moram em locais distantes e de difícil acesso.

Colaboração Audílio Moura, Frederico Fontenele Farias e Rita Célia Faheina.


Compartilhe esta Notícia o que é isso?

  • Linkar esta matéria ao Delicious
  • Linkar esta matéria ao Menéame
  • Linkar esta matéria ao Technorati
  • Linkar esta matéria ao My Yahoo
  • Linkar esta matéria ao Bookmarks
  • Linkar esta matéria ao Rec6

Comente esta Notícia



Adicionar O POVO como Página Inicial · Adicionar O POVO aos Favoritos · Política de privacidade · Assine · Publicidade · Contato