Publicidade

Jornal O POVO Leia o Jornal de Hoje


Boa Mesa

BOA MESA

Razão do gastrônomo

Jorge Cals


Diminuir a fonte do texto Aumentar a fonte do texto Indique esta notícia  Imprima esta notícia

30/08/2008 01:58

Um saboroso prato de massa harmonizando com um excelente tinto
Clique para ampliar foto
Um saboroso prato de massa harmonizando com um excelente tinto


Quando criamos esta coluna há quatro anos, nossa idéia era dar aos leitores e leitoras conhecimentos básicos sobre gastronomia em geral, aí incluindo vinhos e outras bebidas, para que pudessem usufruir agradáveis momentos à mesa, quer em suas próprias casas ou em restaurantes, tornando-os verdadeiros gastrônomos. Para tanto, oferecemos dicas de como preparar bons pratos, como também fazemos críticas esclarecedoras sobre os restaurantes que freqüentamos, sugerindo os melhores, a nosso gosto e critério.

Para mim, o termo ôgastrônomo® tem um sentido muito amplo, envolvendo até mesmo um estilo ou filosofia de vida, indo mais além do que simplesmente os prazeres de comer bem. É preciso não confundir comer bem com comer muito, que não tem nada com o comportamento de um gastrônomo, nem com o de um gourmet, mas se aproxima muito do de um simples glutão.

Outro ponto que tenho procurado esclarecer é que "comer bem" não implica em ôcomer caro®, nem em comer pratos extravagantes e de formas complicadas. Existem pratos cujas preparações têm custos muito baixos, mas que são verdadeiros manjares dos deuses, verdadeiras obras-primas gastronômicas, dignas de serem comidas de joelhos: galinha de cabidela, chambaril, buchada de carneiro, panelada, cozido, rabada, baião-de-dois e muitos outros, para falar apenas de alguns pratos aqui do Nordeste, que é a minha terra querida. Estes pratos mais simples são apropriados a uma refeição em família e outros, mais elaborados, àquelas refeições onde se convidam os amigos para apreciar uma especialidade sua.

Na verdade, a preparação de uma boa refeição começa nos mercados, verdureiros, açougues e lojas de especiarias, adentra a sua cozinha e culmina na sua sala de refeições — que será palco do triunfo de seus esforços e prazeres. Cozinhar é uma questão de paixão, de experiência, automatismo, intuição, imaginação e, por último, de receitas. A razão desta coluna, o que me motivou a escrevê-la, foi romper com as amarras das frustrações que as pessoas experimentam ao simplesmente reproduzirem receitas e, ao mesmo tempo, dar asas ao leitor, cozinheiro amador, para concluir que cozinhar bem é muito fácil.

Finalmente, não adianta nada ter-se a comida brilhantemente preparada no ponto certo, com visual, aroma e paladar esplendorosos, se o copo à sua frente contiver a bebida errada. Depois que inventaram os refrigerantes baseados em cola, bebidos com gelo e limão, as nossas mesas foram invadidas por esta sandice e similares, que não conseguem acompanhar à altura nem o prato mais chulo, servindo apenas para fazer parceria aos insólitos fast-foods para os quais (tenho quase certeza) foram inventadas.

Assim, para acompanhar um bom prato, o copo à sua frente somente poderá conter um bom vinho, harmonizando-se perfeitamente com o seu acepipe, ou uma boa cerveja também adequada ao prato ou, excepcionalmente, água pura. É bom lembrar-se de que uma refeição preparada com esmero e carinho poderá ter seu o brilho embaçado por pequenos detalhes, que permanecerão na memória dos participantes: um champagne ou vinho servido muito frio ou muito quente, ou por vinhos oferecidos que não se harmonizem com os pratos servidos.

Desejo que esta coluna possa ajudar os cozinheiros amadores iniciantes a descobrirem seus dotes, animando-os a evoluir na gastronomia e que também possa trazer àqueles já iniciados a satisfação da realização de excelentes pratos, a serem compartilhados com os amigos e amigas.

Finalmente, esta coluna — que abre os horizontes ao mesmo tempo em que também abre o apetite e desperta o gosto pela qualidade — não tem a intenção nem a vã pretensão de transformar seus leitores e leitoras em grandes chefs de cuisine. Mas, se for possível, queremos mais que isso: pretendemos fazê-los(as) cozinhar com muito amor, praticando o melhor da gastronomia juntamente aos amigos e amigas.

Saúde!!! Saudações vínicas.


Compartilhe esta Notícia o que é isso?

  • Linkar esta matéria ao Delicious
  • Linkar esta matéria ao Menéame
  • Linkar esta matéria ao Technorati
  • Linkar esta matéria ao My Yahoo
  • Linkar esta matéria ao Bookmarks
  • Linkar esta matéria ao Rec6

Comentários



Adicionar O POVO como Página Inicial · Adicionar O POVO aos Favoritos · Política de privacidade · Assine · Publicidade · Contato