Jorge Carls
16/02/2008 00:08

Todos sabem que, além de apaixonado por boas bebidas e boas comidas de uma forma geral, também adoro um bom café. Principalmente um espresso tirado com amor, cremoso, com aroma forte, textura densa e paladar marcante. È uma pena que somente em pouquíssimos locais em Fortaleza seja possível tomar um bom espresso. Apesar das muitas andanças e buscas que tenho feito de bons espressos nos mais diversos locais, em minha modesta opinião, apenas em dois, consigo realizar esta proeza:
>> no Empório Delitália, quando quem os tira, com muita competência, é a barista Roberta, profissional do ramo há anos, que trabalha normalmente pela manhã até as 14 horas;
>> na cafeteria do espaço BRMania da Estação Dominique (onde está situado o ótimo restaurante Le Diner), quando quem os tira é a Andréa, competente barista que foi pupila e companheira da Roberta.
Note-se que nenhuma das duas tem cursos formais de barista. Apenas, com muita boa vontade e competência, conseguiram captar alguns rápidos ensinamentos que lhes foram ministrados e os puseram em boa prática. As duas são minhas companheiras diárias de café, elas os tirando e eu os tomando com muito prazer.
É preciso ressaltar que a qualidade de tudo o que se come ou que se bebe, inclusive o café, tem muito a ver com a qualidade da matéria-prima utilizada: boas matérias-primas poderão conduzir a ótimos produtos finais, dependendo das técnicas adotadas, mas matérias-primas de qualidade inferior jamais conseguirão chegar a um produto, pelo menos, medíocre. O que vemos, quanto a café, é que uma grande maioria dos estabelecimentos de café de Fortaleza não usa matérias-primas de primeira qualidade.
Mas o que me deixou assim tão entusiasmado com o café foi um artigo que li na Gazeta Mercantil do colunista Alexandre Staut, em que ele descreve diversas propriedades do café benéficas à saúde. Coisas que eu não sabia, mas adorei saber.
Por exemplo: crianças que tomam café-com-leite uma vez ao dia têm menos chance de desenvolver depressão do que aquelas que não consomem a bebida, segundo o cientista Tomas de Paulis da Vanderbilt University, USA.
Também está em seu artigo que Fábio Ravaglia, médico pesquisador brasileiro, diz que o café reduz o colesterol, auxilia no combate a doenças coronarianas, proporciona efeitos antidepressivos, reduz o risco do Mal de Parkinson, protege contra o diabetes do Tipo 2, desenvolve ação antioxidante e auxilia em processos de emagrecimento e na prevenção de alguns tipos de câncer. Acrescenta ainda que há estudos recentes indicando que substâncias presentes no café podem prevenir demências e Alzheimer e que o seu consumo moderado e regular inibe o alcoolismo e a depressão.
ôNo momento, colocando na balança, o impacto positivo do café parece superar os eventuais impactos negativos, o que nos anima a continuar saboreando a bebida®, afirma Ravaglia. Porém, ele mesmo adverte que o máximo devem ser seis xícaras por dia, para não ocorrer saturação de cafeína.
Depois destas boas notícias, o que saboreamos diariamente já não é mais simplesmente o café, é o ôsanto café®. Imagine então se estiver acompanhado de um bom licor, ao final de uma boa refeição e em boa companhia. É o mesmo que antecipar o paraíso.
Desejo aos nossos leitores bons cafés, mas sem esquecer de levantar um brinde com um bom vinho, desejando saúde aos que amamos e que às vezes estão até precisando, tomara que não.
Saúde!!! Saudações vínicas.