Publicidade

Jornal O POVO Leia o Jornal de Hoje


Atitude

ATITUDE

Entre o spam e a mesa de bar

Adriano de Lavor


Diminuir a fonte do texto Aumentar a fonte do texto

04/11/2006 16:27

Em tempos de mensagens e encontros crescentemente virtualizados, o valor emotivo conferido ao recebimento de boas novas é cada vez menor. O padrão geral induz os indivíduos é estar on line a todo momento! A concentração de televisão, rádio, Internet e telefonia em um único suporte, aliada à mobilidade e resolutividade de captação, armazenamento e transmissão de informações, vem modificando por completo as relações de comunicação no início deste século.

O componente emocional característico do "contar uma história", ou "saber de uma novidade" foi substituído por um incômodo acúmulo de informações. Vivemos a era da Spam information! Já reparou quantas mensagens você recebe em sua caixa de e-mail divulgando produtos que não interessam, remetidas sabe-se lá por quem? Com esta overdose de dados, hoje é pura ficção imaginar-se perdido em alguma ilha deserta. Em cinco minutos de exílio, vai tocar o celular, com certeza!

É por isso que as boas notícias acabam perdendo a sua força. Em primeiro lugar, quase não há novidade: qualquer um pode ser narrador de um fato, inclusive em tempo real. Por outro lado, são tantas as notícias que, mesmo ao cumprir a árdua tarefa de nos atualizar, sempre, geralmente nos escapa algo, quase como se mostrasse e limitação humana diante da humana necessidade de se cercar de tantos megapixels.

Os meios de comunicação, hoje, se firmam não só como instrumentos de comunicação, mas sim como constituintes de valor simbólico. Estar sem celular é opção quase restrita a monásticos. Não ter endereço eletrônico ou estar restrito aos canais abertos de televisão é perder-se fisicamente em um universo menor de relações, que só diminuem as possibilidades reais de comunicação.

Estranho paradoxo, este, que nos promete amplo acesso à comunicação e, ao mesmo tempo, condena à inanição o bom e velho hábito de "botar a conversa em dia". Mas não podemos ser pessimistas diante do inevitável. Felizmente, ainda existem as acolhedoras e subversivas conversas de mesa de bar. Ainda bem!


ATT...

Pantográficas
* No Rio, casal de namoradas registrou queixa na Polícia contra a pizzaria Parmê, no Largo do Machado, por discriminação. As universitárias alegam terem sido obrigadas a se retirar do local, após trocarem beijo na boca. Além do boicote já organizado pelo movimento homossexual, o restaurante poderá enfrentar multa de até 10 mil Ufirs.

* A Rede Globo já aproveita os mundiais de voleibol para testar comentaristas e apresentar atletas que deverão ser estrelas máximas no Pan Americano de 2007. A jovem equipe feminina, até o começo da semana, não decepcionou. Já os comentários da medalhista Jackie... Ela brilha mesmo é jogando!

* Paula Lima causou frisson no debut carioca de seu mais novo CD. No pocket show que fez no requintado Fashion Mall, cantou como se estivesse na sala de estar e fez a platéia literalmente entrar na dança. Pela receptividade, é forte candidata ao título de musa do próximo verão carioca.


Jóia centenária
Além de sediar um dos points básicos do Centro do Rio, o prédio do Centro Cultural Banco do Brasil entra no rol dos centenários. Para comemorar a data, a construção (na rua 1º de março, 66) recebeu nova fachada e renovado projeto de luz, e sedia, até 3 de dezembro, uma maratona de atividades. Exposição de fotos históricas, ciclo de palestras, performances e apresentações musicais figuram no variado cardápio. Vale aproveitar a festança para conhecer um dos lugares mais charmosos do Rio - que tem na vizinhança outros mimos arquitetônicos, incluindo-se a Igreja da Candelária. Para quem mora na cidade, endereço obrigatório! Saiba detalhes desta história: (21) 3808.2020.


O equívoco
População de São Paulo já tem como comprovar péssimos resultados da infantil brincadeira de ter feito Clodovil Hernandez deputado federal. Antes mesmo de tomar posse, o costureiro atacou, preconceituosamente, judeus e negros em uma entrevista à rádio Tupi. O comportamento, que levou a Federação Israelita a entrar com uma ação na Justiça, não é novidade. Clodovil já responde a dois processos criminais em São Paulo - ambos por racismo. Impressionante é constatar que 493.951 eleitores paulistas o elegeram para representá-los na Câmara Federal. Isso não é protesto, nem brincadeira. É puro analfabetismo político.


Comente esta Notícia

Clique aqui para comentar



Adicionar O POVO como Página Inicial · Adicionar O POVO aos Favoritos · Política de privacidade · Assine · Publicidade · Contato