Publicidade

Jornal O POVO Leia o Jornal de Hoje


Aos Vivos

AOS VIVOS

Exame cadavérico em gente viva?

Tarcísio Matos


Diminuir a fonte do texto Aumentar a fonte do texto Indique esta notícia  Imprima esta notícia

26/07/2008 15:50

Essa aconteceu com a cunhada do vizinho da prima do Zé. O nome da distinta: Neuma Rocha Brilhante, cabeleireira renomada na cidadezinha de São Bento. Bem bonitinha, bem lourinha.

Queria, por fina força, tirar carteira de motorista, tinha ganhado opala do namorado Davi Pagão. Entre as várias aulas pra fins de habilitação (legislação, psicotécnico, direção), havia a de primeiros socorros.

Pra tão essencial matéria, na ausência d'alguém versado no lugar, mandaram vir de Itapipoca um bombeiro, cabo João de Deus, que de tudo nessa vida vira em 30 anos de atendimentos.

Perigos perigosos iminentes, mecanismos de lesão, sistema respiratório e circulatório, abrir as vias aéreas com as unhas, avaliar respiração e administrar insuflações, avaliar circulação e aplicar RCP com jeito...

Neuma, voando total. Uma andorinha barbeira (ou cabeleireira) sentada na primeira fila da sala de aula. Supostamente boa de guidão, preocupava-se com esses tais primeiros socorros - achava que devia ser "primeiras socorras".

Pergunta pra que serve "esse inzame". Resposta de João de Deus, sentindo cheiro de lourice no ar: evitar que a prezada aluna, em caso de acidente feio, venha a morrer sem identificação.

- Se eu morrer, um ligeiro chororô e depois enterra - dispara resignada.

Não, não era bem assim. O cabo mesmo já salvara alguém que, não fosse a providência emergencial de um socorro primeiro, não estaria mais entre nós pra contar a história.

Afinal, explica o militar instrutor, apelando gozador pra tintas mais encarnadas, é melhor se dar bem nos primeiros socorros do que a família da acidentada (Neuma) encarar um exame cadavérico.

- Vô-te! Isso aí é mais difícil que exame de vista?

- Não, dona! Essa parte aí já é no IML!

- Agora lascou - insiste, nada preparada, a postulante a chofer.

- Se a senhora quer mesmo saber...

Aí o bodejado descamba pra fulerage. Classe inteira se abrindo. Cabo João de Deus, provocativo deliberado, fala que já presenciou exame dessa natureza. Que viu o legista abrindo o tórax do de cujus com uma marreta.

- Ai, cabo!!! O malvado do legista faz isso sem anestesia?

O bombeiro (sala perplexa com o zero de conhecimento da mecânica de cabeleiras), depois dessa, cala por minutos, respira fundo, tenta encontrar uma marcha. Antes de prosseguir, crê que Neuma esteja frescando.

Mas, entende que é de vera. Só de mal, arrota terminologia científica.

- O exame cadavérico com fins médico-legais...

- Aprecio médico, mas não acho isso bacana!

- Bem, o estudo anatomopatológico...

- Agora deu! Até bicho entrou no Detran!

Mais alguns minutos respirando fundo. Daí o militar substitui a marreta por serrote elétrico, para abrir o tórax do cadáver.

- Ui! Deve doer à beça!

Cortando o papo de vez, João de Deus detona:

- A senhora já viu, por um acaso, exame cadavérico em vivo?

- Na minha mente esse é o primeiro...


COMO ERA GOSTOSA A FESTA DE SANTANA

Audifax Rios

Pouco a pouco chegavam os santanenses distantes e saudosos, ávidos por um mergulho no Acaraú, o som da banda, o bom-bocado do Sibirá. A Igreja estava de pintura nova e o Alcione Clube anunciava Ivanildo e seu conjunto.

Dona Maria Capote caprichava nos pirulitos açucarados, melados com o gosto sutil de limão. O Carlinhos já dava um trato na tábua furada colando bandeirinhas coloridas de papel de seda nas bordas.

As cores ressaltavam, também, nas fitas de tafetá das irmandades religiosas: amarelo da Cruzadinha Eucarística; azul da Congregação Mariana; vermelho do Sagrado Coração. E rosas eram as rosas-frança que dona Maria do Carmo punha nos jarros do altar-mor.

Alamercides se esmerava no branco do vestido, tão alvo quanto sua alma purgada dos veniais pecados, embutida num corpo negro de ébano.

Zé Florêncio passava com seu passo lerdo rumo à Matriz, opa de Irmão do Santíssimo sobre os ombros curvados pelo peso da matraca zuadenta.

Chico Sacristão já aviava uma boa porção de hóstias santas e um panelão de lágrimas de velas esperava para ser reciclado. Enquanto derramava o melado sobre o tabuleiro na feitura dos gostosos tijolinhos de coco.

Lá no Retiro, dona Isa Gomes levava ao forno seus "bulins" de goma, branquinhos como os vestidos das Filhas de Maria.

Da Parnaíba chegavam os familiares do Fantu e do Temístocles e os outros que por lá ficavam no corte do carnaubal.

A Mocinha do Miguel Lanha bem que tentou bancar um cafezinho com xícaras emprestadas pela dona Rita Rios mas o braço do Boscão não permitiu.

O caipira do Raul da Constança saiu dos guardados com seus dados viciados e a banquinha já estava enfeitada com as seis cartas do baralho.

Miguel Cará exercitava os bíceps descomunais porque ia ter muito que dobrar o sinão da Matriz.

S'a Graça Correia vai por no lado de dentro do mercado, próximo a porta da loja do Augusto Soares, seu tabuleiro de bolo de milho e grude de mandioca.

Barbas-de-gato são instaladas, como também a prenda do coelho que entra, combinado, nas casas numeradas e o jogo de São Severino, onde joga homem,
mulher e menino... e as velhas viciadas.

Os seminaristas percorrem as ruas da cidade, embatinados de preto, quais andorinhas tontas em busca do campanário. E a procissão percorre as ruas da cidade, Raimundo Nogueira, descalço, estandarte em punho, com vontade de levar, também, uma pedra de calçamento na cabeça.

Todos voltam pra casa ao som do hino "sois vivo retrato/ sois fiel pintura/ das grandes matronas/ da Sagrada Escritura...", como se tivessem herdado um pedacinho do céu.


CHARADAS NOVÍSSIMAS (Colaboração de Adjemir Paiva)

> Foi cruento caminhar até o município de BRAVEZA. 2-3
> Se há fruta, há CONSISTÊNCIA. 1-2
> O couro, imediatamente, transforma-se na BATALHA. 2-1
> Ela logo coloca comida para o QUELÔNIO. 1-2
> Deus do estudo e do CONHECIMENTO DIVINO. 2-3

Respostas Anteriores:
VEEMENTE - CURIOSIDADE - CORTEZ - MIRABOLANTE - LITERATURA

audifaxrios@yahoo.com.br


Compartilhe esta Notícia o que é isso?

  • Linkar esta matéria ao Delicious
  • Linkar esta matéria ao Menéame
  • Linkar esta matéria ao Technorati
  • Linkar esta matéria ao My Yahoo
  • Linkar esta matéria ao Bookmarks
  • Linkar esta matéria ao Rec6

Comentários



Adicionar O POVO como Página Inicial · Adicionar O POVO aos Favoritos · Política de privacidade · Assine · Publicidade · Contato