Publicidade

Jornal O POVO Leia o Jornal de Hoje


Clubinho

CAPA

Folclore o ano todo!

Sexta, dia 22, comemoramos o dia do Folclore! Saiba por que é divertido preservá-lo e conheça uma turminha que festeja nossas tradições o ano todo!


Diminuir a fonte do texto Aumentar a fonte do texto Indique esta notícia  Imprima esta notícia

23/08/2008 16:08

(IMAGENS:REPRODUÇÃO/PAULINAS)
Clique para ampliar foto
(IMAGENS:REPRODUÇÃO/PAULINAS)

Dos mais velhos aos mais novos
Tudo o que diz respeito às tradições, conhecimentos e crenças de um povo é Folclore! O papo com a vizinhança na calçada no cair da tarde, o remedinho caseiro que a mamãe prepara para curar as doenças, as brincadeiras no meio da rua com os amigos, os personagens e as narrativas contados por seu avô (que jura que é tudo verdade!), mas que ninguém sabe ao certo se existiram ou aconteceram mesmo...O Folclore vive pelas lendas, canções, danças, festas e costumes passados de geração para geração!

Ouvindo o Folclore
Lendas são histórias que trazem a imaginação do povo, às vezes, para explicar certos fatos. E não tem melhor divertimento do que ouvir os mais velhos contando as chamadas "histórias de trancoso". Elas ficam martelando na cabeça da gente, principalmente, quando, à noite, o sono insiste em não querer chegar! Sim, porque quase sempre tratam-se de narrativas que nos deixam meio temerosos, já que falam de medo, morte, recompensa, punição... Aaah, mas também têm os personagens, como o Saci-Pererê e o Curupira, que acabam nos ensinando mais que assustando!


LENDAS DO CEARÁ
Assim como no Brasil, O Ceará guarda lendas e mitos que são próprios dos cearenses:

- Botijas: As botijas são vasos utilizados como utensílio doméstico. No interior é comum as pessoas dizerem que homens ricos e ambiciosos escondem seus dinheiros dentro de botijas, enterradas em lugares desconhecidos, para não dividi-los com ninguém. E tem muita gente atrás desses tesouros!

- Carimbamba - Na lagoa do Opaia, em Fortaleza, dizem que pela madrugada ouve-se um canto triste que diz: "Amanhã eu vou, amanhã eu vou". Segundo a lenda uma menininha que morava perto foi atraída pelo canto de um pássaro carimbamba, entrou na lagoa e nunca mais voltou.
À noite, junto com o pássaro, ela ecoa essa canção.


Rebuliço folclórico
Quando o assunto é preservar nossa história, essa turminha dá um show de consciência e arte o ano inteiro! Integrantes do Grupo Rebuliço, da Escola Estadual Municipal Conceição Mourão, no bairro Granja Portugal, eles mostram pros colegas e pra comunidade o bacana de se valorizar a cultura popular, principalmente, as raízes cearenses. Envolvidas pelo professor Ferreira Júnior, os meninos já encenaram poesias de Patativa do Assaré e a história do cangaço! Raiane, Fernanda, Nayara, Natalício, Paulo Ítalo, Alan, Manuelly, Leonardo, Maria Carlianne e Wesmênia sabem que o folclore está pertinho de nós e entendem direitinho o que ele significa: “A gente aprende muito com ele”, conta Nayara, 12. “Às vezes a gente chama pra participar do grupo e as pessoas acham que é
besteira. Pois pra mim, aprender com folclore é preparar um futuro melhor”, complementa Raiane, 11.


Compartilhe esta Notícia o que é isso?

  • Linkar esta matéria ao Delicious
  • Linkar esta matéria ao Menéame
  • Linkar esta matéria ao Technorati
  • Linkar esta matéria ao My Yahoo
  • Linkar esta matéria ao Bookmarks
  • Linkar esta matéria ao Rec6

Comentários



Adicionar O POVO como Página Inicial · Adicionar O POVO aos Favoritos · Política de privacidade · Assine · Publicidade · Contato