Ir para a página sobre a Publicidade

O POVO Online

Ciência & Saúde

Capa

Saudável da cabeça aos pés

A vida sedentária, aliada a outros hábitos nada saudáveis, tem contribuído para o surgimento de inúmeras doenças. A última matéria da série "Da Cabeça aos Pés" mostra o que devemos fazer no dia-a-dia para tornar a nossa vida mais saudável

Fátima Guimarães
Da Redação

06 Dez 2008 - 15h24min

A+ A- Mudar tamanho

As notícias não são boas. Pelo menos 17,5 milhões de pessoas morrem todo ano no mundo vítimas de doenças cardíacas. Desse total, cerca de 600 mil óbitos são registrados na população brasileira. A obesidade é outro problema preocupante. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que em 2030 a doença aumente 70% nos Estados Unidos, 50% na Inglaterra e 30% no Brasil. Mas esse cenário pode ser diferente se houver mudança do estilo de vida: controle do estresse, de peso, prática de algum exercício físico, adoção de uma alimentação balanceada. Especialistas alertam que esses cuidados são fundamentais para quem deseja ser saudável da cabeça aos pés.

O problema não é só de estética, mas de saúde. Sedentarismo e obesidade entram como fatores de risco de várias doenças graves e que em muitos casos quando não levam à morte, comprometem a qualidade de vida. “Excesso de peso causa problemas digestivos, distúrbio do sono, pressão alta, diabetes”, alerta o médico clínico e geriatra Cláudio Pinheiro. Quando o histórico familiar para determinadas doenças se soma ao tabagismo, consumo excessivo de bebida alcoólica e níveis de colesterol elevados, o risco é ainda maior.

De acordo com levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em média, 46% das pessoas que passam pelo serviços de atendimento médico primário no País estão acima do peso ou obesas. Pinheiro lembra que além do perigo de desenvolver doenças cardiovasculares, o problema é motivo de queixa também da falta de memória, dores lombares, nos joelhos e pés. O médico acrescenta que mudar não é fácil, é preciso ter boa vontade e determinação. “Não precisa se privar de nada para o resto da vida, a receita é ter bom senso.” Que tal priorizar um dia da semana para matar a vontade de comer chocolate, uma fatia de torta ou pudim como sobremesa? O que não é recomendado é fazer isso diariamente.

Mudança
O primeiro passo para tornar o dia-a-dia melhor e ser saudável da cabeça aos pés, é fazer as melhores escolhas. Uma delas é deixar a preguiça de lado e fazer uma atividade física. “Se a pessoa conseguir dar o primeiro passo, a caminhada fica mais fácil”, lembra a educadora física Aline Colares. Ela observa que é importante se informar sobre os benefícios proporcionados pelos exercícios e escolher aquele que dá mais motivação.

A outra mudança que exige determinação é adotar uma alimentação balanceada, mas sem radicalismo. A nutricionista Lineuda Lima diz que a infância é a fase ideal para se introduzir bons hábitos, mas nada impede que a reeducação ocorra na idade adulta.

Dê sua nota clicando nas estrelas

Espaço dos leitores:

Comentar esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Sua cidade:

Comentário:

Importante: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as conseqüências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.

Botao para a página sobre a Publicidade

Indique esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome do destinatário:

E-mail do destinatário:

Ir para a página sobre a Publicidade

Charge

Ir para a página sobre a Publicidade

© 2008 O POVO - Todos os direitos reservados