Publicidade

Jornal O POVO Leia o Jornal de Hoje


Ceará

POLUIÇÃO

Açude Forquilha está sendo revitalizado


Diminuir a fonte do texto Aumentar a fonte do texto Indique esta notícia  Imprima esta notícia

21/08/2008 00:38

Na segunda etapa do processo, estão sendo coibidos (Foto: DIVULGAÇÃO)
Clique para ampliar foto
Na segunda etapa do processo, estão sendo coibidos (Foto: DIVULGAÇÃO)

O diagnóstico de todos os fatores que estão agredindo o meio ambiente na área onde fica o açude público Forquilha, na cidade de mesmo nome, foi a primeira etapa concluída do projeto de revitalização do reservatório. O trabalho está sendo feito em parceria entre o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), a Agência Nacional das Águas (Ana) e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A segunda etapa já começou. Trata-se de amenizar tudo o que está prejudicando o açude como os desmatamentos, a criação de animais às margens e até uma usina de reciclagem instalada bem próxima.

"Após terminar essa segunda etapa queremos fazer uma transposição de águas para o açude", informa o coordenador estadual do Dnocs, Antônio Eduardo Gonçalves Segundo. Ele acrescenta que um estudo detalhado está sendo realizado nesse sentido. O reservatório, de médio porte, há 11 anos não sangra e isso também contribui para o comprometimento da qualidade da água. Nos períodos secos, a quantidade de água diminui bastante prejudicando os que dependem do açude para o consumo e irrigação.

Segundo Eduardo Gonçalves, para diminuir o sofrimento das comunidades, nos meses sem chuvas, quando a água fica escassa nas torneiras, o governo estadual construiu uma adutora e o próprio Dnocs fez oito poços profundos. Antes, a água era vendida em caminhões ou em baldes. O perímetro irrigado que depende da água do Forquilha também foi prejudicado nos últimos 10 anos.

O açude Forquilha, de acordo com o coordenador estadual do Dnocs, está sendo um laboratório e outros açudes públicos do Ceará que sofrem agressões ambientais vão passar por um processo de revitalização. As reuniões para discutir o projeto do Forquilha começaram em junho último na própria cidade com a participação de representantes dos órgãos que administram o açude (Dnocs e Cogerh), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú, da Agência Nacional das Águas, da prefeitura do município e da comunidade.


Compartilhe esta Notícia o que é isso?

  • Linkar esta matéria ao Delicious
  • Linkar esta matéria ao Menéame
  • Linkar esta matéria ao Technorati
  • Linkar esta matéria ao My Yahoo
  • Linkar esta matéria ao Bookmarks
  • Linkar esta matéria ao Rec6

Comentários

Esta revitalização é mais que necessária, inclusive com as aguas do rio acaraú que se não aproveitada, vai direto para o mar que é seu curso natural. Agora passando pelo açude de forquilha teremos um desenvolvimento da agricultura e da pecuária. Tudo no seu devido lugar, sem atropelos. Ocorrendo a renovação das aguas do açude teremos uma qualidade de vida melhor.PARABÉNS aos idealizadores

Francisco Roberto Felix Rodrigues

Este comentário é inapropriado? Denuncie.



Adicionar O POVO como Página Inicial · Adicionar O POVO aos Favoritos · Política de privacidade · Assine · Publicidade · Contato