Ir para a página sobre a Publicidade

O POVO Online

Ceará

QUESTIONAMENTO

Alvo de polêmica, concurso público de Aracati é mantido

Pedagogo questiona concurso público da Prefeitura de Aracati. Ele recorreu ao Ministério Público para anulação imediata. As inscrições estão abertas até a próxima segunda, 17

Rita Célia Faheina
da Redação

11 Dez 2007 - 00h11min

A+ A- Mudar tamanho

O pedagogo e administrador de empresas José Hercílio Silvério Virgínio questiona o edital do concurso público da Prefeitura de Aracati, no Litoral Leste do Estado. Ele alega que a seleção possui algumas falhas, como "a não publicação da data das provas, a não entrega do caderno de provas e a limitação do recurso do candidato somente após a divulgação do gabarito". Por isso, ele recorreu ao Ministério Público para a anulação do concurso público, cujas inscrições estão abertas até a próxima segunda-feira, 17.

"Solicitei ao promotor Nilo Rayol Lobo Segundo que acionasse a Justiça contra a prefeitura, o Instituto Cidades (responsável pela realização do concurso), a Câmara Municipal de Aracati e a Ordem dos advogados do Brasil (OAB)", diz José Hercílio, em carta enviada ao O POVO. Ele avalia que o edital deve ser modificado e informa que já foi à Câmara Municipal de Aracati para denunciar o que chama de "fraude" no concurso, mas diz que não foi apoiado pelos vereadores.

Manoel Correia, responsável pelo setor de concursos na Secretaria da Administração do Município, nega que existam irregularidades. "O edital foi lançado, as inscrições estão abertas e está tudo normal. Hoje (ontem), o Instituto Cidades, que vai realizar as provas, rebateu as acusações feitas pelo pedagogo", diz Correia.

Pelo edital nº 001/2007, de 12 de novembro de 2007, o prefeito de Aracati, Expedito Ferreira da Costa, divulga as inscrições para o concurso destinado a preencher 435 vagas, sendo 80 para profissionais de nível superior e 355 para pessoas de nível médio. A seleção é para o quadro permanente de pessoal e formação de cadastro de reserva.

A divulgação do edital está sendo feita pelo Instituto Cidades, na Internet. No site, o candidato é informado, como denuncia o professor Hercílio, "que as datas das provadas só serão dadas a conhecer posteriormente, através de cartazes afixados nos locais de inscrição, como através de ampla divulgação pela imprensa ou através do site www.institutocidades.com.br". Quanto ao direito do candidato recorrer sobre a elaboração da Prova, consta no edital que o prazo será de 48 horas, contados a partir do dia da divulgação do Gabarito Oficial.


FIQUE POR DENTRO

- Período de inscrição: presenciais: 14 de novembro a 28 de dezembro de 2007. Inscrições pela Internet: 14 de novembro até 31 de dezembro de 2007.

- Taxa de inscrição: R$ 40,00 para cargos de nível médio; R$ 90,00 para cargos de nível superior. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição.

- Só será aceita uma única inscrição por candidato no concurso. O valor relativo à inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo nos casos de cancelamento do procedimento por decisão da administração.

- Local de inscrição: rua Coronel Alexanzito, 629, loja 16, Centro Comercial Marcelo (antiga sede da CDL e Sebrae-CE). Horário de inscrições: das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas. Pela internet: www.institutocidades.com.br.

- A documentação para efetivação da inscrição, ficará retida, no local da inscrição: ficha de inscrição, comprovante de pagamento da taxa de inscrição e procuração, se for o caso. Será entregue ao candidato o recibo da inscrição, o qual passará a ser a comprovação de que o mesmo efetivou sua inscrição;

- As provas serão objetivas, todas eliminatórias, em conformidade com os programas disciplinares distribuídos aos candidatos no ato da inscrição. Todas as provas serão realizadas no município, devendo o candidato comparecer ao local designado para a prova com antecedência de 30 (trinta) minutos do horário local fixado para o início, munido de caneta esferográfica (tinta preta ou azul), do comprovante de inscrição e de documento de identidade.

FONTE: Instituto Cidades


VEJA OS CARGOS DO CONCURSO


NÍVEL SUPERIOR
Médico, engenheiro agrônomo, arquiteto, advogado, enfermeiro, farmacêutico bioquímico, veterinário, nutricionista, psicólogo, administrador, assistente social, psicopedagogo, sociólogo, odontólogo, pedagogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, bibliotecário, fonoaudiólogo, historiador, professor de educação física e turismólogo.

NIVEL MÉDIO
Monitor de educação, técnico agrícola, técnico em edificações, técnico em enfermagem, técnico em laboratório, técnico em radiologia, monitor de artes, agente de fiscalização de trânsito, agente de endemias, agente administrativo, assistente de consultório dentário, vigilante sanitário, fiscal de obras, técnico em contabilidade e fiscal de tributos.

FONTE: Instituto Cidades

Dê sua nota clicando nas estrelas

Espaço dos leitores:

Comentar esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Sua cidade:

Comentário:

Importante: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as conseqüências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.

Botao para a página sobre a Publicidade

Indique esta notícia

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome do destinatário:

E-mail do destinatário:

Ir para a página sobre a Publicidade

Charge

Ir para a página sobre a Publicidade

© 2008 O POVO - Todos os direitos reservados