Ceará
NÚMERO PEQUENO
Ceará tem seis delegacias da mulher no Interior
Fora a Capital, apenas seis municípios cearenses dispõem de Delegacias de Defesa da Mulher que só funcionam de segunda a sexta-feira. Fecham nos fins de semana e feriados. O número maior de denúncias das mulheres é de violência doméstica e ameaças
Rita Célia Faheina
da Redação
09 Mar 2007 - 01h23min
As ameaças e a violência doméstica são os registros mais comuns dos Boletins de Ocorrência (BOs) nas sete delegacias de defesa da mulher que funcionam no Ceará. Além de Fortaleza, apenas os municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Sobral, Maracanaú e Caucaia possuem delegacia especializada para atender às mulheres. Os dois últimos municípios dispõem do atendimento específico há apenas um ano. Nenhuma das Delegacias de Defesa da Mulher têm plantões nos fins de semana ou feriados, só atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas. Quem precisar do serviço fora desses dias e horários, terá de recorrer às delegacias regionais.
As segundas e terças-feiras e os dias seguintes aos feriadões são as datas com maior número de ocorrências nessas delegacias. "A bebida alcoólica é uma das causas principais das agressões à mulher dentro de casa pelo marido, companheiro ou parente", informa o inspetor Paulo Francieder, da Delegacia de Defesa da Mulher do Crato, na Região do Cariri, que funciona desde agosto de 2002. Ele diz que, nas segundas-feiras, por exemplo, só das 8h às 10h, chegam a ser recebidas em torno de 10 mulheres. Além da delegada Fernanda Gomes de Matos Souza, trabalham ali, cinco inspetores e dois escrivãos.
Segundo Francieder, mesmo com a viatura e uma moto, é difícil atender a todos os casos que ocorrem nos bairros periféricos e distritos. A maior dificuldade é transportar as vítimas de violência para os exames no Instituto Médico Legal (IML) que funciona em Juazeiro do Norte, a 10 quilômetros do Crato. O prédio da delegacia de defesa da mulher, no Crato, funciona no Centro e é alugado pelo Estado.
Em Juazeiro do Norte, primeiro município do Interior a inaugurar uma delegacia especializada para atender às mulheres (maio de 2002), as dificuldades são maiores. A delegada Marluce Andrade e mais três funcionários atendem em duas pequenas salas instaladas na Delegacia Regional de Polícia Civil. "Um espaço muito pequeno", reclama a delegada, informando que já existe um prédio destinado à delegacia da mulher, mas precisa de reformas.
A mulher que vive na área urbana de Juazeiro do Norte é vítima da violência praticada pelo marido, namorado, cunhado, tio, sogro. De acordo com Marluce Andrade, o número de BOs caiu com a sanção da lei "Maria da Penha", em agosto do ano passado. Por tornar mais dura a pena dada ao agressor, inclusive com detenção, pode ser que as mulheres recuem temendo a prisão de seus parentes. Mas disso não se tem certeza, na opinião da delegada Marluce. Só o tempo e uma investigação podem confirmar.
A delegada de Defesa da Mulher em Iguatu, na Região Centro-Sul, Cesarina do Vale Carvalho, diz que também houve uma redução das ocorrências, após a nova lei de proteção à mulher sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A lei pode ter inibido as ameaças e lesões corporais, mas ela diz que também se deve muito às ações preventivas como as palestras e a presença em programas radiofônicos que participa. Segundo diz, os período de maior violência são durante os grandes eventos no município como o Iguatu Festeiro que ocorre no mês de junho ou nos feriadões.
O problema social das famílias que vivem na periferia da cidade e a bebida alcoólica são fatores que levam à violência contra a mulher na opinião do inspetor Raimundo Nonato Tavares Araújo, da Delegacia de Defesa da Mulher em Sobral, na Região Norte. Diz ele que a Lei Maria da Penha contribuiu para aumentar o número de denúncias "porque agora as mulheres sabem que têm uma legislação que lhes concede mais proteção". Na delegacia, trabalham seis inspetores, um escrivão e a delegada Fabiane Rocha Mota. Eles dispõem de apenas uma viatura que não é suficiente para atender a todo o município.
Sobre a criação de novas Delegacia de Defesa da Mulher no Interior, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social informou, através da assessoria de imprensa, que está incluída, no programa do governador Cid Gomes, a instalação em 50 municípios que atendam às necessidades. As novas delegacias serão inauguradas no período de quatro anos do atual governo estadual.
DICIONÁRIO
BO - Boletim de Ocorrência - Documento lavrado pela autoridade policial que registra a ocorrência de uma possível infração penal
Fonte: Dicionário Jurídico
SAIBA MAIS
Lei Maria da Penha
- A Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, ou Lei Maria da Penha (número 11.340), foi sancionada no dia 7 de agosto de 2006 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
- Além de endurecer o tratamento e a pena imposta aos agressores, a lei reconhece que a violência contra a mulher pode ocorrer entre pessoas do mesmo sexo, em relacionamentos homossexuais, e em quaisquer casos onde haja vínculos afetivos entre a vítima e o agressor.
- Os agressores deixarão de receber penas consideradas brandas em relação aos danos causados, como o pagamento de multas e cestas básicas. Agora, o processo, o julgamento e a execução das causas criminais e cíveis, decorrentes da violência contra a mulher, seguem as normas dos Códigos de Processo Penal e Processo Civil e também do Estatuto da Criança e do Adolescente, e do Estatuto do Idoso, quando convier.
- A Lei Maria da Penha tem este nome em homenagem à Maria da Penha Maia, 61, três filhas, hoje líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, vítima da violência doméstica.
- Em 1983, o ex-marido de Maria da Penha, professor universitário, tentou matá-la duas vezes. Na primeira vez atirou contra ela, e na segunda tentou eletrocutá-la. Por conta das agressões sofridas, Penha ficou tetraplégica. Nove anos depois, seu agressor foi condenado a oito anos de prisão. Mas, através de recursos jurídicos, ficou preso por dois anos e foi solto em 2002. Hoje está livre.
Dê sua nota clicando nas estrelas
Leia mais sobre esse assunto
- Morador coleta relatos de testemunhas
- Objeto voador assusta cidade de Itatira
- Piada
- Única a fotografar o Ovni
- ANA tenta salvar açude Forquilha da poluição
- Água sem qualidade
- Obras devem começar em 30 dias
- Para diminuir a superlotação no IJF
- Cauípe não oferece estrutura turística
- Prefeitura promete limpeza de pontos de lixo até o Carnaval
- Problemas
- Restauração de estradas de acesso
- Alvo aéreo militar encontrado em Icapuí pertence à África do Sul
- Alvo flutuou 8 mil km em nove meses
- Agência de Inteligência dá início à investigação
- Inscrição no objeto pode identificar o país de origem
- Artefato atraiu muitos curiosos
- Militares investigam alvo aéreo encontrado na praia
- Preocupação com municípios
- Primeiro caso de dengue hemorrágica investigado
- Artefato pode ser alvo aéreo militar
- Objeto é usado em combate
- Aeronáutica e Marinha não sabem o que é
- Objeto misterioso encontrado no mar
- 41 mil pacientes do Interior atendidos
- Maioria da Região Metropolitana
- População de Baturité passa semana sem água
- Antes do esperado
- Mostra O POVO em Paracuru foi dia de festa municipal
- Mostra termina em São Gonçalo do Amarante
- Estudantes de Maracanaú se destacam em feiras de ciências
- Viagem depende de ajuda
- Basílica menor é oficializada em festa
- Família
- Governador
- Proteção
- CE terá 310 escolas com jornada ampliada
- Educação com foco no emprego
- Em busca do sonho
- Mais que o básico
- A nº 1 em Itapipoca
- De olho na melhoria dos indicadores
- Dentro da escola; longe da rua
- Vão, mas voltam
- Casa do Capitão-Mor
- Centro Histórico será restaurado
- Mercado da Carne
- Museu Sacro
- Governo estadual vai licitar concessão de transporte
- Vans que partem de Fortaleza só poderão percorrer 165 km
- Morre mais uma vítima de acidente em Iguatu
- Nove pessoas presas em 4 municípios por causa da Lei Seca
- Interior terá 60 novos centros tecnológicos
- Sobral vai sediar centro de educação a distância
- "Graças padim Ciço!"
- Muita paz
- Visitação
- Benefício
- Cinco cidades não têm equipamento
- Interior sem estrutura para fiscalizar Lei Seca
- Responsabilidade
- Força e coragem
- Herança de avô e pai
- Vaqueiro desde criança
- Ceará na berlinda
- Nove prefeituras não prestaram contas
- Qualquer pessoa pode denunciar irregularidades
- Tira-dúvidas
- Catadores de sonhos
- Câmera e entrevistas
- Literatura de cordel estimula estudantes na sala de aula
- Cidades investem em ações inovadoras
- Dados comparativos da rede pública em Sobral
- Mudanças na concepção
- Reforço
- Repórter
- Unicef seleciona 37 redes de aprendizagem
- Mais de 100 tremores registrados na região Norte
- Moradias devem suportar abalos
- População precisa estar preparada
- De sonhos e terremotos
- Mais de mil tremores registrados na Zona Norte este ano
- Oito imóveis danificados
- Preocupação
- Sem dormir
- Sem-teto
- Sobral terá estação sismológica
- Vigília do medo na Serra do Rosário
- Festa do bode muda a rotina de Tejuçuoca
- Oportunidade
- Açudes com 83% da capacidade
- Castanhão bate recorde de armazenamento
- Mais de 50% da capacidade
- Meta de desenvolver software
- Tauá ganha prêmio iberoamericano
- Campanha de doações
- Chuvas devem se intensificar
- Pacto dos Inhamuns realiza comemoração
- Só 1% da caatinga é área protegida
- Chuvas já afetam 282 mil pessoas
- Média de chuvas é a maior desde 2001
- Defesa Civil divulga cinco mortes
- Famílias voltam a ser atingidas
- Bicho-papão
- Chuvas 20% acima da média histórica
- Emergência em Independência
- Horas de apreensão em Tauá
- Noite de vigília
- Sonhando com o Trici
- Crateús pede socorro
- Desmaio durante a entrevista
- Leito do rio acaraú avança cinco metros
- Todas as crenças juntas para ajudar a população atingida
- Casa da prefeita vira ponto de apoio
- Histórias de perda e desamparo
- Comunidades isoladas em Caririaçu
- Família perde casa após enxurrada em Genipabeiro
- 2.640 pessoas estão desalojadas em Lavras da Mangabeira
- Buraco complica passagem para distrito em Quixelô
- Chuva também em Jericoacoara e Aracati
- Cidades alagadas e prejuízos na agricultura
- Onde mais choveu no Ceará
- Parto durante a inundação
- Solidariedade e abrigo
- 126 açudes estão com capacidade máxima
- 231 milímetros em Quixelô e calamidade em Caririaçu
- Onde choveu no Ceará
- Onde mais choveu no Ceará
- Polêmica na malhação do Judas no Crato
- Estudantes elogiam projeto
- Projeto O POVO na Educação certifica professores no Interior
- Histórico de abalos no Ceará
- Registrados 503 abalos em pouco mais de um mês
- Missa para Nossa Senhora em Quixadá
- Ordenação
- Estação sismológica deve funcionar em dois anos
- Medo
- Rachaduras
- Tremores devem se repetir, dizem técnicos da UFRN
- Após enchente, população reclama de falta de estrutura
- Prejuízos no bairro Lagoa Seca
- De aluno a professor
- Ensino tecnológico renova a economia de Limoeiro
- Mulheres são maioria em sala de aula do Centec
- Assaltante diz que faltou munição dos policiais
- População prende acusado de participar de assalto
- Trabalhador
- Um preso e dois mortos
- Abençoada
- Festa de fé em Juazeiro do Norte
- As Virgens abalam o Crato
- Freiras extrovertidas
- Samba no pé
- Bloco das Virgens abre festa no Crato
- Sertão Central terá Carnaval das Águas
- Fique por dentro
- Funceme prevê mais chuvas este ano
- Previsão dos Profetas
- Termos meteorológicos
- A última morada em Fortaleza
- Incentivo à mulher no estudo da Teologia
- O legado de Dom Aloísio
- O frade proibido que escrevia ao cardeal
- Os pobrezinhos de dom Aloísio
- "Casa da Mamãe" atende idosos em Canindé
- Dançar e namorar
- Deputados vão acompanhar municípios
- Problemas na estrutura e professor devolvido
- Projetos
- Santana do Acaraú já integra programa
- Ceará pode ter mais 56 novas cidades
- Cid anuncia R$ 749 mi para 152 cidades
- Gestores e agricultores comemoram
- Radar para chuvas
- Recursos
- 61 viagens
- Exposição de cartões de luto no Crato
- Romeiros se despedem de Juazeiro do Norte
- Caminhada pela Leste-Oeste
- Fiéis lotam santuário em Caucaia
- 180 cidades decretaram emergência
- Água salobra do barreiro
- "A Cidade das Pedras"
- A menina-cinema
- Meu dia de criança
- Acervo e estrutura precisam de cuidados
- Cultura e tradição
- História do museu
- Museu sacro de Aquiraz: 40 anos de história e devoção
- Busca por trabalho
- População de 118 municípios diminui
- Pai lembra da morte de estudantes
- Policial confunde irmãos com pistoleiros e mata um
- Caucaia pede ajuda para conter maré
- Prefeitura quer verba para construir paredão
- Dificuldades
- Famílias pedem política de habitação
- Capistrano realiza Círio de Nazaré
- Festejos para Nossa Senhora das Dores
- Fique sabendo
- Agricultores anunciam iniciar saques
- Só milho e feijão
- Beleza de coqueiral
- Comunidade recicla cascas de coco
- Debulhador de coco
- Sustento da família
- Celebração encerra Romaria da Terra
- 105 anos da suspensão das ordens sacerdotais do padre Cícero
- Cronologia
- Famílias apreensivas com informações desencontradas
- Susto
- Trabalho de monitoramento é reforçado no Castanhão
- Que tal voar nas férias?
- Um pássaro
- Uma sensação incrível
- Pôr-do-sol
- Remoção de areia de duna é embargada
- Operação prende acusada de aliciar mulheres
- Operações
- 53% da safra de grãos foi perdida
- Renda menor
- 80 anos de homenagens a padroeiro
- Agitação com festas de São João
- Fogueiras
- Mudança
- Saiba mais sobre o Cedro
- CE é o 5º no ranking do trabalho infantil
- Programação especial
- Deficiência nas duas polícias
- Falta de delegacia emperra processos
- Fugas freqüentes
- Sem condições para atender a demanda
- Escritório presta assistência
- Oportunidade
- Índios terão aulas de informática
- Dez anos de morte de frei Damião
- Fique por dentro
- Ações de gestores diminuem acidentes no interior do CE
- Juazeiro e Sobral emitirão carteiras
- Fósseis devem ser removidos do local
- História coberta de piçarra
- Agricultores protestam na sede do INSS
- Sem dinheiro
- 75% da safra no Cariri já está perdida
- Safra de milho já teve perdas de 25%
- "Perdas são maiores"
- Agricultores pedem ajuda
- Seca verde vai afetar safra
- Sem colheita
- Fortaleza encantada
- O roteiro
- Bombeiros realizam ação de prevenção
- Registrados 26 casos de dengue hemorrágica
- 2,3 mi de bovinos devem ser vacinados
- Exportar
- Jovens e artistas participam
- Paixão de Cristo encenada no Interior
- Empresário e motoristas são libertados em Ipu
- Seqüestro-relâmpago no Crato
- Família acusa a Polícia
- Família afirma que jovem incorporou espírito de Mel
- Multidão acompanha enterro de Mel
- 15 BOs por dia em Caucaia
- Onde ficam as delegacias
- Assaré comemora o aniversário de Patativa
- Um poeta "de vera"
- Açudes começam a sangrar
- Em 2006, 30 reservatórios sangraram
- Desfiles começam na segunda
- Blitze e desvios de tráfego
- Motoristas devem redobrar atenção em trecho em obras
- Previsão de conclusão até o fim deste ano
- Corte de recursos deve precarizar atendimento
- Hospitais de Saúde mais perto de você
- Dúvida sobre concessão de bolsas a alunos
- Representantes de municípios são orientados sobre cursos
- Tira-dúvidas
- Dez horas de viagem
- Velas e oração na procissão da luz
- Folia nas praias de Caucaia
- Qualidade e tranqüilidade
- Revivendo as marchinhas antigas
- 80 mil foliões esperados em Beberibe
- Atrações de Cascavel ainda indefinidas
- Trecho da CE-040 em duplicação
- Novo bispo conhece Diocese de Quixadá
- Padre quer conversar com fiéis
- A professora
- Bichos e plantas
- Profetas prevêem boas chuvas no Ceará
- Agricultores se animam com previsão de chuvas
- Fim ao desperdício
- Profetas da chuva se reúnem hoje
- Tapebas aprendem a preparar alimentos
- Conselho vai a Milagres acompanhar caso de abuso
- Denúncia foi feita or pai da vítima
- Famílias de sem-terra ocupam fazenda
- Incra realiza reunião para resolver impasse
- Moradores sofrem com falta d´água
- Suspensa Operação Carro-Pipa em 3 cidades
- Municípios se preparam para fazer festejos de São Sebastião
- Padroeiro de 144 paróquias no Brasil
- Chuvas no Ceará
- Dos 17 aos 100 anos
- O amor é lindo!
- Sementes selecionadas serão distribuídas
- Cidades do Interior promovem réveillon com fogos e shows
- Icó festeja Senhor do Bonfim
- Favelização, violência e exclusão
- Mudanças na lei restringem construções
- Promotor reclama de descaso
- "Não pode fazer roçado"
- "Tudo dentro da lei"
- Diagnóstico geoambiental
- Especulação imobiliária ameaça APA
- Saiba mais
- Solidariedade
- Tradição nascida da miséria
- Normas entram em vigor em 2007
- Novas regras para pesca da lagosta
- Perigo na BR-020 entre Parambu e Picos
- Sem outra opção
- Mil novas cisternas de placas no Cariri
- Projeto aumenta renda
- Aquiraz tem cidade-irmã nos EUA
- Fortaleza tem convênio com Miami Beach, Flórida
- Fundo para ajudar jovens recebe doações
- Ser ator
- Meta é exportar
- Rede cearense pode ir para o Guiness Book
- Morte de família choca população
- Policial rodoviário defende motorista
- Solidariedade
- Abrigo para pacientes que não moram em Sobral
- Casa de Apoio precisa de ajuda
- 36 municípios festejam padroeira
- União
- 41,3% dos municípios sem água
- Disputa por carro-pipa
- Sujeira no balde
- Unica fonte
- Água salgada
- Família devota
- Taxistas realizam romaria para Canindé há 17 anos
- Viagem tranqüila
- Construções serão demolidas
- Diretor alega realização de benfeitorias
- PM é acionada para evitar tensão
- Órgãos federais tentam impedir conflito em área tremembé
- Amazônia concentra mais de 85% das queimadas
- Controle por satélite
- Focos de incêndio aumentam no Cariri em novembro
- Saiba mais
- Emoção
- Romeiros homenageiam padre Cícero
- Saudade
- Dozes cruzes entre Russas e Jaguaribe
- O açude do perfume
- Tem alma na estrada
- Exposição sobre a morte em cemitério
- Romaria de finados começa hoje
- Assistência
- Auto-avaliação
- Diretores concluem curso de gestão escolar
- Equipes sensibilizam famílias
- Garotos que fazem tijolos
- Mecânicos
- Parcerias reduzem trabalho infantil
- Ações conjuntas são importantes
- Crianças viram vendedores nas romarias
- Esmola na BR-020
- Esforço para acabar com o trabalho infantil
- Fórum lança portal
- Planos municipais para a erradicação
- Aprovados não foram convocados
- Comissão irá acionar órgãos fiscalizadores
- Incentivo ao voluntariado
- Muito carinho
- Médicos americanos fazem cirurgias em Aquiraz
- Fiéis reverenciam Santa Edwiges
- Pagar promessa
- Adaptação para grupos pequenos
- Mel reforça agricultura familiar
- Estrada de Canindé
- Procissão encerra festejos
- Lei exige instalação de banheiros em bancos
- Proposta semelhante já foi aprovada pela Assembléia do Ceará
- Brasil foi condenado
- Lei Maria da Penha debatida em Caucaia
- Funcionários públicos de Itapiúna protestam contra desconto
- Servidores entram em greve
- Devoção franciscana
- Quase dois meses de caminhada de Araripina a Canindé
- Romeiros seguem em caminhada
- Água milagrosa
- 71 anos de dedicação
- Mapa do Romeiro
- No encalço da fé
- Ponto de abrigo
- Projeto não saiu do papel
- Romarias
- Romeiro encontrou dificuldades
- 17ª Vara da Justiça ajuda população
- Subseções no Interior
- Criação do Geopark é aprovada
- Geopark
- Animais, frutas e artesanato na Expoece
- Mel na merenda
- Renda de Acaraú
- Casarão está sendo reconstruído
- Processo de tombamento em fase final
- De mãe para filha
- Peças mais comerciais
- Rendeiras mantêm a tradição em Aracati
- Intercessão do Padim
- Multidão em romaria de Juazeiro
- Romeiros homenageiam religioso
- Adeus às filas e ao atendimento precário
- Aulas de escovação na escola
- Dicas sobre saúde bucal
- Dificuldade
- Moradores de comunidade são atendidos pelo PSF
- Nem dentista nem prático
- CEO do Eusébio realiza aulas de escovação
- Paciente terá que se submeter à cirurgia
- Política nacional tem avanços
- Saúde bucal: realidades distintas entre vizinhos
- Sem lembrança da última visita ao dentista
- Acusado é condenado a seis anos em semi-aberto
- Nome desconhecido
- Núcleo aproxima jovens das artes
- Repassando conhecimento
- Duas promessas
- Romeiros chegam a Canindé
- Maranguape supera os 100 mil habitantes
- População diminui em 14 municípios
- Caminhada pede salário justo e saúde
- Necessidade
- Mergulhador é enterrado
- Nosso peixinho
- Corpo de segunda vítima é encontrado em Fortim
- Vítima era ótimo nadador
- Ajuda da maré alta
- Barco naufraga com 22 pessoas a bordo
- Dez mandados de busca no Ceará
- Surpresa para os vizinhos
- Prefeito e esposa passam em concurso do PSF
- Substituição de terceirizados
Comentar esta notícia
Importante: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as conseqüências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.
Mais Notícias
Últimas
- 11:57Cid Gomes enfrenta protesto na Uece
- 01:35Mil e uma razões
- 16:57 Sarney diz a Lula que não pedirá licença ou renunciará ao cargo
- 00:27Cid Gomes vive manhã de protesto, suor e bandejão
- 16:21Arthur Virgílio diz que Lula é refém de PMDB para governar
- 18:07Desabamento de arquibancada será motivo de inquérito policial
Indique esta notícia









