Logo Portal O POVO Online
Compartilhe

Curso Novos Talentos para estudantes de jornalismo | Organização: Fundação Demócrito Rocha e Parceria O POVO

Como funciona o projeto

Durante o período do curso os alunos assistem aulas e têm contato direto com as redações do jornal, portal, rádio e TV, produzindo material jornalístico adequado a esses meios, sempre com a supervisão de profissionais destacados para acompanhá-los. No decorrer do treinamento, os estudantes também freqüentam disciplinas teóricas com instrutores do Grupo de Comunicação O POVO, da Fundação Demócrito Rocha (FDR) ou contratados.

Duração

O curso tem duração de três meses, aproximadamente. No período, os participantes:

a) Acompanham o trabalho dos repórteres, escrevem matérias e participam das reuniões de pauta, tendo a oportunidade de conhecer todas as etapas de produção de conteúdo do jornal, portal e programas de rádio e TV, sempre com o acompanhamento de profissionais qualificados.

b) Participam de palestras, oficinas e aulas.

Quantas turmas são treinadas por ano

São previstas duas turmas por ano: uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre do ano.

Seleção

O processo de seleção será aberto a cada semestre, de acordo com o calendário a ser apresentado.

Quem pode se inscrever

Estudantes de Jornalismo que, no início do treinamento, estejam cursando o quarto, quinto, sexto, sétimo ou oitavo semestre. Como o curso Novos Talentos exige que o estudante continue freqüentando as aulas em sua faculdade, somente serão aceitas inscrições de estudantes de cursos de Jornalismo localizados na cidade de Fortaleza.

Como se dá o processo de seleção

1) Envio de ficha preenchida, que ficará disponível no período de inscrição. As inscrições somente poderão ser feitas online, por meio desta página. As fichas ficarão disponíveis no período de inscrição.

2) A partir da análise das fichas de inscrição serão selecionados até 200 estudantes que se submeterão a provas de Língua Portuguesa, Redação e Conhecimentos Gerais (questões históricas e atualidades locais, nacionais e internacionais).

3) Serão selecionados, nesta etapa, até 20 candidatos, os que tiverem as melhores médias.

4) Os selecionados na etapa anterior, seguirão para entrevistas com pessoas da área de recursos humanos, designadas pela FDR, das quais serão selecionadas até 12 pessoas.

5) Os selecionados na etapa anterior participarão de um ciclo de palestras com jornalistas do Grupo de Comunicação O POVO e convidados.

6) Após o ciclo de palestras, os participantes fazem uma entrevista com o coordenador do curso Novos Talentos, quando serão selecionados até oito estudantes que participarão do curso.

7) Os selecionados desenvolverão um programa de formação nas redações do jornal, rádio, portal e TV, sob a supervisão dos editores, e terão aulas sobre técnicas jornalísticas [Técnicas de Redação e Apuração Jornalística] e Língua Portuguesa.

8) A participação no curso Novos Talentos não implica nenhum tipo de vínculo trabalhista com a FDR e/ou com o Grupo de Comunicação O POVO, ou com qualquer uma das empresas que o cursista estiver realizando a parte prática do curso.

9) Ao processo de seleção não caberá nenhum tipo de recurso por parte dos concorrentes. O curso ou quaisquer de seus benefícios poderão, inclusive, ser suspensos a qualquer tempo, sem aviso prévio.

Benefícios

Além da oportunidade de aprender em um curso de uma instituição com experiência vasta no ensino, a FDR, de conviver com os melhores jornalistas do Ceará, em uma das Redações mais premiadas do Brasil, o estudante terá:

- Assinatura digital e impressa do O POVO no período do treinamento.

- Certificação do curso pela FDR e O POVO. (Para ter direito ao certificado o estudante terá de cumprir freqüência mínima de 75% e ter nota mínima de 5,0 em todas as atividades e disciplinas de que participar durante o curso. A freqüência mínima de 75% e a nota mínima de 5,0 é exigida, separadamente, em cada uma das editoriais, aulas, oficinas, palestras e outras atividades relativas ao curso - e na média total.)

- O aluno que atender todas as exigências e obtiver Certificação do curso poderá aproveitar como atividade curricular de Estágio Supervisionado, a critério da instituição na qual faz o curso de graduação.