PUBLICIDADE
Tecnologia
iTranslate Converse

Novo app promete se tornar um tradutor de diálogos em tempo real e universal

Apesar de já existirem apps que realizam a tradução do que se está dizendo, o diferencial do iTranslate Converse é a rapidez e a intenção do app de fazer com que as conversas ocorram de forma fluida

15:20 | 08/08/2017

A imagem mostra três telas diferentes do aplicativo, uma com o
A imagem mostra três telas diferentes do aplicativo, uma com o "botão" já apertado e realizando a tradução, outra no momento onde se tira o dedo da tela e ocorre a tradução e a terceira com as opções de tradução de idioma (Foto: Divulgação)

Um novo aplicativo promete se tornar um meio para fazer com que qualquer smartphone vire um tradutor universal e em tempo real. O nome do app é iTranslate Converse e ele já está disponível para iOS desde a última quinta-feira, 3 e deve chegar para Android até novembro.
Apesar de já existirem apps que realizam a tradução do que se está dizendo, o diferencial do iTranslate Converse é a rapidez e a intenção do app de fazer com que as conversas ocorram de forma fluida.

A imagem mostra duas pessoas conversando em línguas diferentes enquanto o app traduz o diálogo para cada uma através do celular
O aplicativo tem um funcionamento simples para tornar as conversas com tradução simultânea mais naturais e fluidas (Foto: Divulgação)

O funcionamento do aplicativo é simples: basta selecionar dois idiomas para estabelecer o diálogo e depois virar o celular de cabeça para baixo para deixar o microfone mais próximo daquele que irá falar. Assim, é só apertar o botão quando for falar e soltar para ouvir a tradução na hora. O software consegue distinguir que idioma está sendo falado e reconhecer o que foi dito para traduzir na sequência.
Apesar de ser capaz de traduzir 38 línguas, o iTranslate Converse ainda sofre com os mesmos problemas da maioria dos softwares de reconhecimento de voz, a falta de precisão, de acordo com o portal americano The Verge. Para além disso, as traduções nem sempre são precisas no sentido do contexto do que se está dizendo. No entanto, com a utilização de mais usuários, os algoritmos do app irão melhorar com o tempo e tornar tudo cada vez mais preciso.


Esse aplicativo é uma das opções mais completas e mais fluidas que se pode encontrar para tradução simultânea de diálogos. Ele é gratuito, mas para realizar mais do que 300 traduções por mês é preciso fazer o upgrade. Este custa cinco dólares (R$ 15,68  na conversão de hoje) por mês e 40 dólares (R$ 125,46 na conversão de hoje) por ano. O app também é capaz de salvar as traduções já feitas, como um histórico.