Participamos do

Facebook começa a oferecer links para outras versões de notícias falsas

O objetivo é proporcionar automaticamente um novo ponto de vista sobre o mesmo tópico ou desmistificar boatos dentro da rede social
16:55 | Ago. 03, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O Facebook começou a implementar sua mais nova arma contra as notícias falsas: um sistema de recomendação automática de links alternativos. Como a sinalização de notícias falsas não está gerando o efeito esperado, a rede social irá disponibilizar também uma série de "artigos relacionados" próximos a notícias classificadas como falsas na linha do tempo.

O objetivo é proporcionar automaticamente um novo ponto de vista sobre o mesmo tópico ou desmistificar boatos dentro da rede social. O recurso estava em fase de teste desde abril, mas começa a ser distribuído em maior escala para todos os usuários.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Facebook explica que "desde o início do teste, nós ouvimos que os Artigos Relacionados ajudam a dar mais perspectiva e informações adicionais e as auxiliam a determinar se uma notícia que eles estão lendo é enganadora ou falsa".

Para combater as acusações de que é tendencioso em seus critérios, o Facebook adota um sistema de máquina para suas classificações. O algoritimo decide se uma notícia ou link tem potencial de ser notícia falsa e o conteúdo é enviado para ser analisado para checadores de fatos externos, parceiros especializados nesse tipo de serviço. De acordo com Tessa Lyons, diretora de integridade do Facebook, a empresa não quer ser "senhora da verdade". Ela diz que os analistas de fatos podem sinalizar se a história é falsa ou verdadeira.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente