Participamos do

Orkut "está de volta?" Entenda

Réplica da antiga rede social tem recados, comunidades e outros recursos do finado Orkut. No entanto, é preciso ter cuidado. Quando acessado, o navegador emite alerta contra vírus
19:06 | Jul. 12, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O Orkut, rede social que foi originalmente lançada em janeiro de 2004, uma semana antes do Facebook, e sobreviveu até 2014, quando foi desativada pelo Google, ganhou um novo "clone". Mas o usuário precisa ter cuidado ao acessar o site, que não é confiável.

Segundo o G1, a rede social não tem relação com o Google, embora possua o mesmo recurso da antiga versão. Disponível em orkut.li, no formulário de cadastro, ele faz as mesmas perguntas que o Orkut fazia no passado e também exige que os usuários tenham pelo menos 18 anos de idade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Quando o acesso é feito pelo Google Chrome, o navegador alerta "security error". Ou seja, aparece um banner informando que há um site enganador na sequência.

[FOTO2] 

O TechTudo pediu uma análise do link e informou que o domínio orkut.li tem registro em 2006 e que, desde então, passou pelas mãos de vários donos, além de ter sido hospedado em muitos lugares.

"Por conta da falta de reputação do domínio, ou seja, registrado provavelmente sob um nome falso e por uma empresa não idônea, não é indicado registrar dados pessoais neles e nem confiar como rede social primária. Dados falsos no whois geralmente não são um bom indicativo", afirma a TechTudo.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente