Participamos do

WhatsApp divulga cinco motivos que podem bloquear conta de usuários

22:43 | Mai. 10, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Ao violar os termos de serviço do WhatsApp, o usuário poderá ter a suspensão de sua conta sem aviso prévio. De acordo com informações da coluna Tecnologia do El País, o bloqueio é a resposta a comportamentos inaceitáveis pelo capítulo “Uso aceitável dos nossos serviços” do aplicativo.

Se isso acontecer, o usuário verá em sua tela a mensagem: "Seu número de telefone não está autorizado a usar nosso serviço. Entre em contato com o suporte para obter ajuda”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[SAIBAMAIS] 

Se a pessoa que foi bloqueada e considera que a suspensão foi um engano, pode escrever um e-mail a support@WhatsApp.com, mas se a companhia reafirmar a decisão a conta é apagada definitivamente em um prazo de três dias.

A empresa não dá detalhes sobre a sua política de suspensões. Porém, o aplicativo divulga exemplos de algumas ações que podem derivar em uma suspensão temporária, entre as quais se encontram as seguintes (o aplicativo não divulgou a quantidade limite das interações):

1. Se um usuário enviar “muitas mensagens” para pessoas que não têm o número do remetente guardado em sua lista de contatos;

2. Se “muitos usuários” tiverem bloqueado um mesmo remetente em um “curto intervalo”, esse perfil também poderá ser temporariamente suspenso;

3. Se alguém criar “muitos grupos” que incluam usuários que não têm o número do perfil criador na sua lista de contatos, esse remetente também pode ser alvo de uma suspensão temporária;

4. O envio de uma mesma mensagem a “muitas pessoas” também pode resultar na suspensão temporária da conta do WhatsApp do emissor dessas comunicações;

5. Por último, o WhatsApp acrescenta uma razão mais genérica que pode causar bloqueios temporários: se a própria companhia “suspeitar” que o usuário violou seus Termos de Serviço.

Em todo caso, assim como ocorre com os bloqueios permanentes, o usuário pode escrever para support@WhatsApp.com se considerar que a suspensão temporária de sua conta se deve a um erro, ou se precisar de mais informações sobre esta decisão do WhatsApp.

Suspensão temporária

Para o WhatsApp existem outras ações inapropriadas mais leves que, embora não acarretem o bloqueio definitivo dos usuários, recebem uma “suspensão temporária”.

Nessas ocasiões, a empresa mostra um aviso informando do período concreto durante o qual não será possível usar o aplicativo. Passado esse tempo, que costuma ser em torno de 24 horas, o usuário poderá voltar a acessar o seu perfil e suas conversas.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente