Participamos do

Extensão revela em qualquer site os políticos com pendências na Justiça

16:15 | Abr. 27, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Um dos problemas da transparência das informações no Brasil é que apesar de haver muita coisa pública, o acesso é meio nebuloso e, com isso, certos dados só são encontrados com certo esforço. Pensando nisso, a equipe responsável pelo Reclame Aqui criou o Vigie Aqui. O plugin funciona como uma extensão ao navegador Google Chrome que tem como propósito destacar os nomes de políticos sendo investigados pela Justiça - isso acontece em qualquer página da internet - e ao passar o mouse sobre o nome aparece a ficha judicial dele.

O aplicativo foi desenvolvido em uma parceria entre o Instituto Reclame Aqui e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, além de dados iniciais da organização sem fins lucrativos Transparência Brasil. Iago Bolivar, diretor de operações do Instituto Reclame Aqui e que também é responsável pelo lançamento do Vigie Aqui, disse ao jornal inglês The Guardian que atualmente 250 estudantes da universidade estão atualizando o banco de dados com um time de advogados e jornalistas. Na página do site da extensão os usuários também são convidados a enviar um email para descobrir como podem ajudar.

Além disso, o site informa que os dados que aparecem quando as pessoas colocam o mouse sobre o nome dos políticos grifados são públicos, recolhidos de diversos tribunais como Supremo Tribunal Federal, Supremo Tribunal Justiça, Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais, Tribunal Superior Eleitoral e Tribunais Regionais Eleitorais. Só que os dados dos tribunais estão sendo analisados e ainda sendo adicionados ao longo do projeto. Outra informação que consta na página são os cargos e a quantidade de políticos com ficha judicial que já foram adicionados ao plugin. São eles, na esfera federal: Presidente - 1; Ex-Presidentes dos últimos 30 anos (vivos) - 5; Ex-Vice-Presidentes dos últimos 30 anos (vivos) - 1; Senadores - 81; Deputados Federais - 513. Já na esfera estadual estão vinte e sete governadores.
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente