Participamos do

Usuários denunciam 'hackeamento' do Google após ataque a servidor

De fato foi um ataque hacker, mas não chegou nem perto do sistema do Google, segundo a assessoria da empresa. O servidor atacado é de DNS, que apenas redireciona usuários ao domínio "google.com"
22:03 | Jan. 03, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A hashtag #googlehacked rapidamente subiu aos trending topics na tarde desta terça-feira, 3. Um possível hackeamento do Google assustou diversos usuários, que denunciaram o ocorrido. Relatos publicados no Twitter e no Facebook contavam que o maior site de buscas do mundo teve seus sistemas comprometidos por um ataque conhecido como "defacing", que muda a interface dos sites. A ocorrência afetou usuários do Brasil e de Bangladesh, segundo o Google.

[FOTO1]

Ao buscar a página inicial do Google, aparecia uma imagem similar a animações japonesas, acompanhada da mensagem "esse é um ótimo momento para morrer". A assinatura "Kuroi'SH" também pôde ser vista, identificando o suposto autor do ataque. Os sites do Google Tradutor e Google Maps também ficaram fora do ar, enquanto o YouTube e o Gmail, porém, permaneceram imunes. Após 30 minutos, no entanto, os serviços foram restabelecidos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[SAIBAMAIS]

Contudo, usuários dos serviços Google não precisam se preocupar: a empresa não foi realmente hackeada. O ataque hacker nem chegou perto do sistema do Google, segundo a assessoria de imprensa da empresa. Em nota enviada ao portal Olhar Digital, a gigante explicou o ocorrido.

 

Conforme a nota, o ataque foi à empresa contratada pelo Google para gerenciar seus servidores de DNS. Um servidor de DNS é o responsável por localizar e trazer ao computador um endereço de IP buscado. Portanto, o hacker atingiu apenas a empresa que direciona os usuários brasileiros ao domínio "google.com".

 

Os hackers invadiram o sistema de um desses servidores e redirecionaram os usuários que queriam acessar google.com.br para uma outra página, onde estava a mensagem maliciosa.

 

"O Google não é responsável pelos servidores de DNS afetados, por isso notificou os administradores, que corrigiram o problema em 30 minutos", disse a companhia. O Google avisou que nenhum sistema, banco de dados ou informação sigilosa dos usuários foram comprometidos.

 

Veja as publicações de usuários que denunciaram (e brincaram com) o ocorrido em redes sociais:

[VIDEO1]

[VIDEO2]

[VIDEO3] 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente