Participamos do

Golpe engana usuários do WhatsApp com promessa de créditos para celular

12:24 | Nov. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] Uma novo golpe tem colocado em risco a segurança de usuários do WhatsApp. Segundo o site especializado TechTudo, a empresa de segurança PSafe Tecnologia emitiu alerta sobre clientes de planos pré-pagos que têm sido convidados a participar de uma suposta promoção para receber créditos grátis.

A PSafe informou que mais de 25 mil brasileiros já foram enganados em menos uma semana. Vale lembrar que o aplicativo é atingido constantemente por esse tipo de armadilha devido à sua popularidade. Atualmente, são mais de 100 milhões de usuários no Brasil.

O golpe consiste em uma mensagem que chega pelo aplicativo de mensagens com o texto: "Créditos Grátis para Celular" acompanhado de um link para uma página externa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao abrir o link, o usuário se depara com instruções para compartilhar a suposta promoção com dez amigos e cinco grupos. Em seguida, a vítima é levada a fazer o download de um aplicativo fraudulento que pode roubar seus dados. O mecanismo também pode pedir o número de celular e cadastrá-lo em serviços pagos de SMS.

Uma maneira de evitar esse tipo de ataque, é ter cautela ao receber links de qualquer pessoa pelo WhatsApp. Além disso, é importante ter um antivírus instalado no celular, a fim de impedir a instalação de programas mal intencionados.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente