Participamos do

Edward Snowden diz que Allo é uma estratégia de espionagem

O ex-analista da NSA publicou em sua conta do Twitter alertando os usuários sobre o risco. Entretanto, a empresa havia declarado que as mensagens seriam criptografadas
12:40 | Set. 24, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Para o ex-analista da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, o Allo é uma estratégia de espionagem. O mais novo aplicativo da Google de transmissão de mensagens por telefone foi lançado nesta quarta-feira, 21. A ferramenta já está disponível no Brasil para os smartphones com sistema Android e iOS. A empresa pretende ganhar o público com funções de inteligência artificial.

 

Google Allo pode ajudar vocês a antecipar, a encontrar informações, a expressar-se com mais facilidade em suas conversas. E quanto mais você utiliza, mas ele melhora com o tempo”, afirmou a empresa. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Em uma publicação feita no Twitter, no entanto, o ex-analista, exilado na Rússia, recomendou aos seus seguidores a não usarem o aplicativo. “O que é #Allo? Um aplicativo do Google que registra todas as mensagens e torna disponível para a polícia quando requisitado”, escreveu.  Por outro lado, a empresa já havia anunciado que as mensagens seriam criptografadas, respeitando a privacidade do usuário.


O Tribunal de Vigilância de Inteligência Estrangeira dos Estados Unidos recebeu mais mil pedidos em 2015 da Agência de Segurança Nacional e do FBI para interceptação de mensagens, segundo o jornal britânico The Guardian. Todas as solicitações foram aceitas. As ações de vigilância eletrônica contam com a ajuda de empresas de internet e de telecomunicação.


Além disso, o órgão recebeu 48.642 pedidos  de NSL (medida para que empresas de comunicação entregar dados de seus clientes) feitos pelo FBI. De acordo com a matéria do The Guardian, a maioria dessas solicitações trata-se de informações de estrangeiros, correspondendo a um total de 2.053 indivíduos.

 

[VIDEO1] 

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente