Participamos do

Saiba qual o tipo de exercício que pode reverter o envelhecimento dos músculos

18:10 | Abr. 18, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Durante o passar dos anos, muitas células morrem, outras vão perdendo as funções aos poucos, até o momento em que o indivíduo fica muito mais limitado do que em sua juventude e com a saúde mais fragilizada. Um desses casos é o dos músculos, que não regeneram facilmente e ficam mais fracos, pois as mitocôndrias neles, as quais produzem energia, diminuem em vigor e número.
 
No entanto, um estudo publicado em março desse ano no "Cell Metabolism" sugere que certos exercícios podem desfazer o que o passar dos anos fizeram com as mitocôndrias. Isso porque os cientistas sabem muito pouco sobre o impacto que exercícios podem causar a um nível celular e como isso varia de acordo com idade e atividade de quem se exercita.
 
Para descobrir mais sobre isso, os pesquisadores na Mayo Clinic em Rochester, Minnesota, reuniram 72 voluntários homens e mulheres que, apesar de sedentários, eram saudáveis. As idades desses eram divididas em dois grupos, os que tinham 30 anos ou eram mais novos e os mais velhos do que 64 anos de idade.
 
Então, eles foram analisados de acordo com o preparo físico, níveis de açúcar no sangue e a atividade no gene e saúde da mitocôndria nas células dos músculos. Após isso, os voluntários foram distribuídos aleatoriamente para regimes de exercícios específicos.
 
[FOTO2]
Parte deles realizou um treino vigoroso de levantamento de peso várias vezes por semana. Alguns fizeram um treino com um breve intervalo, três vezes por semana em bicicletas estacionárias (pedalando intensamente por quatro minutos, descansando por três e então repetindo essa sequência três ou mais vezes) e, por fim, outros pedalaram nas bicicletas ergométricas em um ritmo moderado por 30 minutos, algumas vezes por semana, e levantaram pesos leves nos outros dias. Um quarto grupo, o de controle, não se exercitou.
 
Os testes foram repetidos ao fim de 12 semanas de exercícios. Por mais que em geral todos tenham apresentado melhorias em termos de preparo físico e na regulação dos níveis de açúcar do sangue, além dos ganhos em massa muscular e força para aqueles que se exercitaram apenas com os pesos, os treinos com intervalos foram os que mais influenciaram em resistência física. O que se mostrou mais impactante, no entanto, foram os resultados das biópsias das células dos músculos dos voluntários.
 
Entre os mais jovens que passaram pelo treino com intervalo, o nível de atividade nas células mudou em 274 genes, comparado com 170 genes para os que se exercitaram mais moderadamente e 74 para os que realizaram levantamento de peso somente. Já entre os mais velhos, quase 400 genes estava trabalhando de forma diferente, em comparação com apenas 33 para os que unicamente levantaram pesos e 19 que fizeram exercícios moderados.
 
Resultado
 
Com isso, foi possível concluir que muitos desses genes afetados podem influenciar na habilidade da mitocôndria produzir energia para as células dos músculos, principalmente daqueles que fizeram o treino em intervalos e o impacto foi maior dentre os ciclistas mais velhos. Esse apresentaram aumentos no número e saúde das mitocôndrias.
 
Segundo o Dr. Sreekumaran Nair, professor de medicina e endocrinologista no Mayo Clinic e autor sênior do estudo, o que parece é que a perda da saúde dos músculos associado ao envelhecimento foi corrigido através do exercício. Ele ainda adicionou que as células das pessoas mais idosas responderam, de certa forma, mais robustamente aos exercícios intensos do que as células dos mais jovens. Isso sugere que nunca é tarde demais para se beneficiar de exercícios.
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente