Participamos do

SUS vai ofertar cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

Neste tipo de procedimento são feitas de quatro a sete mini-incisões de 0,5 a 1,2 centímetros cada uma no abdômen do paciente
21:44 | Fev. 01, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai passar a oferecer cirurgia bariátrica por videolaparoscopia. A informação foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 1° de fevereiro. No entanto, não foi divulgada a partir de quando o serviço vai ser ofertado.

Em novembro do ano passado, a Comissão Nacional de Incorporação (Conitec) recomendou a inclusão do procedimento na lista dos procedimentos cirúrgicos oferecidos pela rede pública de saúde.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, a taxa de mortalidade média neste tipo de procedimento cirúrgico é menor do que a da cirurgia aberta, em que o médico faz um corte de 10 a 20 centímetros no abdômen do paciente.

Na cirurgia bariátrica por videolaparoscopia são feitas de quatro a sete mini-incisões de 0,5 a 1,2 centímetros cada uma no abdômen do paciente, por onde passam as cânulas e a câmera de vídeo.

No SUS, a cirurgia bariátrica é indicada para pessoas que apresentem o seguinte perfil:

• Índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 50;

• IMC maior ou igual a 40, com ou sem doenças associadas, sem sucesso no tratamento clínico por no mínimo dois anos;

• IMC maior que 35 e com problemas de saúde como alto risco cardiovascular, diabetes mellitus e/ou hipertensão arterial sistêmica de difícil controle, apneia do sono, doenças articulares degenerativas sem sucesso no tratamento clínico.

Tratamento para varizes

No mesmo documento, o Ministério da Saúde também anunciou que o SUS passará a ter disponível uma nova técnica para tratar varizes, a chamada esclerosante, que estará disponível para tratamentos não-estéticos

A escleroterapia consiste em aplicar uma substância em forma de espuma diretamente nas varizes, até que elas desapareçam. Trata-se de uma alternativa menos invasiva ao tratamento cirúrgico para varizes.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente