Participamos do

Dicas para evitar a ressaca no dia primeiro

09:40 | Dez. 31, 2016
Autor Eduarda Talicy
Foto do autor
Eduarda Talicy Redator Capa e Farol
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Muito espumante, champagne e outras bebidas acompanham as comemorações para a chegada do novo ano. Aliado a isso, há também os acompanhamentos das ceias que nem sempre são tão saudáveis. Para celebrar, vale a pena; no entanto, o que ninguém precisa é despertar no primeira dia do ano com a eventual ressaca após exageros.


“A ressaca é o mal estar após a festança, a indisposição maior é gerada pela sobrecarga no fígado, que prioriza o metabolismo do alcool. O outro problema é a desidratação causada pelo consumo excessivo”, explica a nutricionista Ticyanna Falcão.


De acordo com a profissional, a melhor maneira de se recompor no dia seguinte é por meio da rehidratação. Além do consumo de bastante água, a profissional indica a ingestão de chás de gengibre e de boldo. O chá de gengibre é muito indicado por ter propriedades antioxidantes, ele ajuda na prevenção dos sintomas da ressaca e na liberação de gases. Já o chá de boldo, mais conhecido popularmente, tem propriedades detox que realizam a limpeza do fígado. “E no pós ressaca a gente usa, se possível vitaminas, porque a desidratação induz perda de nutrientes”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Outra dica da nutricionista para a hora das comemorações é estar bem alimentado. “A falta de glicose piora a ressaca. Com a boa alimentação, a tendência é que a ressaca seja mais leve”. Ticyanna explica que como não há uma ceia mais característica como no caso do Natal, ficam imprevisíveis as substituições.


“Mas de modo geral, na hora da comemoração, o importante é estar bem alimentado, alternar a bebida alcoolica com água ou água de coco”, orienta. E reforça: “A celebração é importante, o convívio social também. Dificilmente as pessoas se excluem socialmente e nem é bacana. O importante é somente ter equilíbrio para uma boa noite de Reveillon”.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente