Participamos do

Bebê mexicano é o primeiro humano a ter DNA de três pais

Abrahim Hassan nasceu no México há cinco meses. Sua mãe, Ibtisam Shaban, é portadora do gene da síndrome de Leigh e havia perdido dois filhos devido a doença rara. Cientistas norte-americanos aplicaram a técnica de fertilização
17:09 | Set. 27, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]A revista “New Scientist” divulgou nesta terça-feira, 27, a informação do primeiro bebê com o DNA de três pessoas. Além de herdar o código genético do seu pai e da sua mãe, Abrahim Hassan também possui um fragmento do DNA de um doador. Hassan nasceu no mês de abril no México. A técnica de fertilização artificial foi aplicada por cientistas norte-americanos e permite que pais com alguma mutação genética possam ter filhos saudáveis.

A mãe de Abrahim, Ibtisam Shaban, é portadora do gene da síndrome de Leigh, que causa uma doença rara que afeta o sistema nervoso em desenvolvimento. Ela já havia perdido dois filhos por terem herdado a mutação genética, mas a nova técnica permitiu que Abrahim nascesse saudável.

Devido ao histórico, Shaban e seu marido, Mahmoud Hassan, procuraram ajuda de um especialista para que pudessem sem a síndrome. Foi aí que conheceram John Zhang e sua equipe do Centro de Fertilidade de New Hope, em Nova York (EUA). O especialista aplicou o procedimento no México, onde não é proibido a técnica de fertilização.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O método, denominado de transferência pronuclear, consiste na fertilização do óvulo da mãe e de um doador com o esperma do pai. Os cientistas retiraram o núcleo do óvulo da mãe, antes de sofrer divisão embrionária, e foram substituídos pelo os do óvulo doado. 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente