Participamos do

Operações da JBS na Bolsa de Valores são tema de audiência nesta terça-feira terça

A PGR apura denúncias dos donos do grupo J&F, que controla o frigorífico JBS. As suspeitas são de corrupção passiva, organização criminosa e obstrução à Justiça
12:24 | Jun. 19, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As comissões de Fiscalização Financeira e Controle; e de Finanças e Tributação realizam audiência pública na próxima terça-feira (20) para analisar operações do BNDES na aquisição de ações do grupo JBS e a suposta compra de grande quantidade de dólares pelo frigorífico, pouco antes da divulgação da delação premiada feita pelos irmãos Joesley e Wesley Batista.


Com base das declarações dos irmãos Batista, donos do grupo J&F – que controla o frigorífico JBS e outras empresas –, o ministro Edson Fachin, responsável no Supremo Tribunal Federal pela Operação Lava Jato, autorizou a instauração de inquérito contra o presidente da República, Michel Temer. As suspeitas da Procuradoria-Geral da República são de corrupção passiva, organização criminosa e obstrução à Justiça. Temer nega.


Segundo o noticiário, uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) identificou grande prejuízo sofrido pelo BNDES com operações de compra de ações e debêntures realizadas pelo grupo JBS após a delação premiada dos irmãos Batista.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


“Auditores afirmam que houve ‘cessão graciosa de dinheiro público’ para a empresa, pois o banco de fomento deixou de cobrar recursos a que tinha direito e não fiscalizou a aplicação do dinheiro aportado”, afirma o deputado Victor Mendes (PSD-MA), um dos parlamentares que pediu a realização da audiência.


Além disso, continua o deputado, a JBS teria comprado grande volume de dólares, momentos antes de serem amplamente divulgadas gravações envolvendo Michel Temer.


O parlamentar lembra que isso pode configurar prática de insider trading - uso de informações privilegiadas na realização de operações no mercado. “Tal conduta está tipificada na Lei 6.385/76“, diz Mendes.


Alta do dólar


No dia seguinte à divulgação das denúncias, o dólar subiu, beneficiando a operação realizada no dia anterior. “A cotação do mercado disparou 8,15% na maior alta diária em 18 meses”, avalia o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), que apresentou requerimento para ouvir o presidente da Bovespa. “Há denúncias de que o grupo [JBS] teria faturado R$ 700 milhões com a alta do dólar e a queda na Bolsa de Valores.”


A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) acompanha operações realizadas na Bovespa, por isso, o presidente da instituição é um dos convidados para participar da audiência. O presidente do Banco Central também foi convidado, já que cabe à a instituição supervisionar as atividades das instituições financeiras.


Investigação da PF


No último dia 9, a Polícia Federal deflagrou a Operação Tendão de Aquiles para apurar se houve uso indevido de informações privilegiadas por parte das empresas do grupo JBS. A ação é coordenada com a Comissão de Valores Mobiliários.


A JBS afirma que todas as operações de compra e venda de moedas, ações e títulos, seguem a regulamentação do setor.

Agência Câmara Notícias

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente