PUBLICIDADE
Notícias

Brexit bloqueia revisão do orçamento de longo prazo da UE, diz Juncker

20:06 | 29/04/2017
Mesmo antes da União Europeia e do Reino Unido iniciarem sua separação, uma briga entre as duas partes poderia afetar as negociações. O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que a saída britânica do bloco bloqueia a tomada de decisões sobre uma revisão do orçamento de longo prazo da UE.

Juncker disse, ainda, que "seria bom e faria o início das negociações mais fácil se o Reino Unido pudesse levantar sua objeção".

Outro assunto comentado por Juncker e pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, foi a adesão da Turquia ao bloco. Os dois irão se reunir com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em breve. Neste sábado, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que os dois fariam um maior esforço para reduzir a fenda que existe nas relações com a Turquia.

A UE viu sua relação com Ancara diminuir após o resultado do plebiscito no país, que promove mudanças constitucionais, que aumentam o poder do presidente. Erdogan já afirmou que pretende restabelecer a pena de morte no país, considerado um fator que afastaria qualquer esperança de revigorar as negociações entre as duas partes. Fonte: Associated Press.

TAGS