PUBLICIDADE
Notícias

Premiê sul-coreano assume como presidente interino e líder deposta pede desculpa

10:12 | 09/12/2016
O primeiro-ministro Hwang Kyo-ahn já assumiu nesta sexta-feira como presidente interino, após o impeachment da presidente Park Geun-hye. Ele seguirá como presidente interino até que o Tribunal Constitucional se pronuncie sobre a validade ou não do impeachment contra Park. A corte tem até 180 dias para se pronunciar.

Park pediu desculpas ao país por "negligência" no escândalo que levou à queda dela. A presidente afastada disse que se preparará para uma revisão do impeachment pela Justiça. Hwang, por sua vez, afirmou que sente "profunda responsabilidade" no escândalo político que derrubou a presidente, já que ele era o número dois no governo. Ele pediu desculpas pelo episódio. Park foi afastada após ser acusada por promotores de vazar documentos confidenciais da presidência e ajudar uma amiga a conseguir grandes doações de empresas.

O novo líder pediu que os partidos da oposição cooperem após o impeachment. O presidente interino disse que as siglas oposicionistas devem ajudar para que a estabilidade retorne ao país.

Hwang, de 59 anos era promotor por quase 30 anos antes de entrar na política. Ele era visto como um grande aliado da presidente. Como primeiro-ministro, porém, tinha um cargo em grande medida cerimonial.

Na última vez que os parlamentares sul-coreanos votaram o impeachment de um presidente, Roh Moo-hyun em 2004, o primeiro-ministro Goh Kun manteve a função por dois meses, sem exercer os poderes presidenciais para nomeações e diplomacia. Dois meses depois, o tribunal decidiu pela volta de Roh ao posto. Fonte: Associated Press.

TAGS