PUBLICIDADE
Notícias

Áustria vai às urnas em eleição presidencial que tem chamado atenção da Europa

08:24 | 04/12/2016
Os austríacos vão às urnas neste domingo em uma escolha para presidência entre o ecologista de esquerda Alexander Van der Bellen e o ultranacionalista Norbert Hofer, que tem chamado a atenção a da União Europeia.

A votação é uma repetição das eleições que ocorreram no dia 22 de maio, cujo resultado foi invalidado após problemas nos votos pelo correio. Os problemas, no entanto, não afetavam o resultado, que mostrou vitória de Van der Bellen por uma pequena vantagem de 31 mil votos, e nem implicavam em manipulações.

No total, cerca de 6,4 milhões de austríacos com direito de voto, dentro e fora do país, foram convocados a escolher seu presidente para os próximos seis anos.

A presidência austríaca é um cargo principalmente protocolar. No entanto, a eleição deste domingo tem sido observada de perto por autoridades de toda a Europa, uma vez que Hofer pode se tornar o primeiro chefe de Estado de extrema-direita populista em um país membro da União Europeia, algo que pode vir acontecer em outros países da região nos próximos meses.

Os locais de votação abriram às 7h no horário local (4h de Brasília) e serão fechados às 17h (14h de Brasília). Por causa da disputa acirrada, o vencedor deverá ser conhecido apenas na madrugada de segunda-feira. Fonte: Associated Press

TAGS